Premiação: médico mineiro é reconhecido nos dois maiores congressos de Cirurgia Vascular e Endovascular da América Latina
O coordenador do Serviço de Cirurgia Vascular e Endovascular do Hospital Santa Mônica (HSM), do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica, em Divinópolis (MG), Ricardo Yukio Okawa, foi reconhecido nos dois maiores congressos de Cirurgia Vascular e Endovascular da América Latina. O médico mineiro ficou em 1° lugar na premiação realizada pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Regional São Paulo (SBACV-SP), pelo trabalho apresentado durante o Congresso Internacional de São Paulo de Cirurgia Vascular e Endovascular (CISP 2023).
Na ocasião, ele apresentou um trabalho sobre “Hemostasia endovascular com balão oclusor para cirurgias de lesões de veia cava inferior”, manobra que resulta no bloqueio de lesão vascular.
Dr. Ricardo Yukio Okawa também recebeu o Prêmio Edward B. Dietrich, durante o Congresso Internacional de Cirurgia Endovascular (CICE 2023). A premiação é referente a um trabalho que ele desenvolveu em parceria com o Dr. Arnaldo Pereira Costa, então diretor administrativo do HSM. Foi feito um Protocolo de Otimização de Atendimento Vascular e Endovascular com base em custo-efetividade e custo evitado, que refletiu direta e positivamente nos resultados dos últimos três anos do hospital.
Para Okawa, os prêmios reforçam a importância do reconhecimento e incentivo às publicações científicas. “Estou muito honrado e feliz por receber dois prêmios nos maiores eventos das especialidades na América Latina. Esse reconhecimento chancela a qualidade do serviço em Cirurgia Vascular e Endovascular, desenvolvido no Hospital Santa Mônica, uma unidade do interior de Minas Gerais, mas com nível de excelência comparável a todos os melhores serviços do país’’, declara o médico.