Primeiras cirurgias cardíacas robóticas de Minas Gerais são realizadas pelo Hospital UMC
O procedimento inédito no estado foi feito em Uberlândia e representa a ampliação das especialidades cirúrgicas minimamente invasivas realizadas pelo Hospital.
Foto: Divulgação-UMC
O Hospital UMC/Uberlândia Medical Center é o pioneiro na realização de cirurgias robóticas cardíacas em Minas Gerais. Os primeiros procedimentos minimamente invasivos feitos com o robô para o tratamento de condições cardíacas aconteceram recentemente, com a presença do cirurgião especialista em cirurgia robótica cardiotoráxica do Tennessee (EUA), Dr. Evelio Rodriguez. A realização dessa nova modalidade de cirurgia na instituição, que faz parte do Grupo Oncoclínicas, foi possível pela evolução do robô DaVinci, recém-chegado à unidade.
Os procedimentos cardíacos que poderão ser realizados por meio do robô são: correção de comunicação interatrial (CIA), ponte de safena, cirurgias na valva mitral, correções de cardiopatias congênitas, além do tratamento de tumores cardíacos. A disponibilização desta nova modalidade de cirurgia robótica foi possibilitada pela nova versão do robô DaVinci, que chegou recentemente ao Hospital e é uma evolução do equipamento que já estava em atividade na instituição desde 2019. Esse novo robô trouxe recursos que aprimoram a precisão e eficiência para realizar as cirurgias, como uma câmera que permite uma visualização ainda melhor e braços mais finos e delicados que possibilitam um maior alcance cirúrgico.
Capacitação – Além de contar com tecnologia de ponta, a equipe de cirurgia cardiovascular, responsável por liderar os procedimentos no UMC, passou por mais de três anos de capacitação, aprimorando seus conhecimentos. Os treinamentos aconteceram no Ascension Saint Thomas Hospital, no Tenessee (EUA), com supervisão do renomado cirurgião cardíaco robótico, Dr. Evelio Rodriguez, que, inclusive, acompanhou as primeiras cirurgias realizadas no UMC.
De acordo com o Dr. Paulo Cesar Santos, cirurgião cardiovascular, que atua na realização de cirurgias cardíacas robóticas no Hospital, trata-se de um marco para a medicina mineira, tendo em vista que esses são os primeiros procedimentos cardíacos robóticos feitos no estado. Conforme ele destaca, “é um marco para a saúde nacional. As cirurgias promovidas no UMC também estão entre as primeiras feitas no interior do país, porque a realização desse tipo de procedimento ainda está muito restrito a grandes centros. E devemos sempre destacar o quanto a ampliação do oferecimento da cirurgia robótica representa um avanço na atenção ao paciente, pois proporciona uma recuperação mais ágil e vários outros benefícios”.
Sobre a cirurgia robótica – Ela é uma evolução da cirurgia por vídeo em que o médico utiliza um sistema robótico, com visualização tridimensional e alta definição, para comandar pinças e reproduzir todos os movimentos de uma cirurgia aberta convencional. Essa tecnologia representa o que há de mais avançado no campo da cirurgia minimamente invasiva, proporcionando inúmeras vantagens para os profissionais e benefícios vitais para os pacientes.
Vantagens da cirurgia robótica – Além da maior visibilidade da área da cirurgia e maior precisão na operação, outras vantagens em relação à cirurgia convencional são:
- O robô oferece melhor ergonomia para o médico, possibilitando movimentos que chegam a 360° de rotação, permitindo o acesso a estruturas que não são possíveis em outras modalidades cirúrgicas;
- Cirurgia menos invasiva, com cortes menores e redução de traumas nos tecidos;
- Redução no sangramento e nas dores e riscos de infecção;
- Redução e tempo de internação e melhor recuperação do paciente com retorno precoce às atividades;
- Redução de medicamentos no pós-operatório.