Em FocoÚltimas Matérias

Procedimentos com Ultrassom no Pronto-socorro é o novo título da Manole

Este mês a Editora Manole lança Procedimentos com Ultrassom no Pronto-socorro, livro cujo foco é habilitar profissionais radiologistas e não radiologistas para o uso do ultrassom point of care (POCUS), uma ultrassonografia que pode ser realizada de forma portátil, à beira-leito e em tempo real, com o objetivo de acelerar os pré-diagnósticos em situações de emergência. A tecnologia é útil inclusive para os cuidados com pacientes acometidos pela COVID-19.

O uso efetivo do equipamento exige treinamento prático e conhecimento teórico por parte dos profissionais da linha de frente, evitando intervenções desnecessárias ou diagnósticos incorretos, o que torna o livro um guia prático e obrigatório.

Os capítulos são divididos de forma didática, falando sobre cada procedimento separadamente. Ecocardiograma, Sistema nervoso central, Gestação e puerpério, Rins e vias urinárias, Partes moles e musculoesquelético, Parada cardiorrespiratória e Cistostomia são alguns dos segmentos de estudo do livro.


Editores

Irineu Tadeu Velasco é professor titular do Departamento de Clínica Médica e Responsável pela Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).


Júlio César Garcia de Alencar é médico assistente e supervisor adjunto do pronto-socorro de Clínica Médica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Também é professor da Faculdade de Medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Carla Andrade Petrini é médica cardiologista, ecocardiografista e especialista em POCUS, além de doutoranda da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo