Rede Mater Dei inaugura Centro Pediátrico de Alterações Craniofaciais, referência nacional

Dra. Larissa Abreu, Dr. Elias Reis, Dra. Paula Cordoval, Dra. Fernanda Boos Lima e Dr. Sérgio Monteiro Lima Jr.

Crédito-foto: Arquivo Pessoal

A Rede Mater Dei inaugurou, em julho, o Centro Pediátrico de Alterações Craniofaciais, que une tecnologia de ponta e equipes multidisciplinares para oferecer cuidado integral a crianças, suprindo uma lacuna histórica no país. Em funcionamento no Hospital Mater Dei Contorno/BH/MG, o serviço é referência nacional, ao reunir em um único espaço diagnóstico, acompanhamento clínico, procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade e reabilitação. O centro é composto também por especialistas em cirurgia bucomaxilofacial, otorrinopediatria, neurocirurgia e anestesiologia pediátrica, com previsão de expansão para outras áreas médicas em breve.

De acordo com a coordenadora do serviço, Dra. Fernanda Boos Lima, especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, o Mater Dei já se destacava na área. A partir da expertise de seus profissionais, estruturou o Centro para transformar a realidade de famílias que antes enfrentavam um atendimento fragmentado em diferentes regiões do país. “Até então, muitas crianças com alterações craniofaciais não tinham acesso a cuidados especializados contínuos ou recebiam suporte de forma dispersa. Hoje, em Belo Horizonte, encontram um espaço único, que une excelência técnica, acolhimento e cuidado centrado no paciente”, afirma.

Entre os diferenciais do novo serviço, está o uso de tecnologia 3D para simulação e planejamento cirúrgico, além da impressão tridimensional como ferramenta auxiliar em etapas pré e transoperatórias. Esses recursos aumentam a precisão, a segurança e a personalização dos tratamentos, representando um avanço significativo para casos complexos. “Temos a missão de transformar a vida de inúmeras famílias e consolidar o Centro como um marco nacional em inovação, qualidade e assistência pediátrica especializada”, acrescenta a Dra. Fernanda.

A estrutura está preparada para tratar todas as malformações de crânio, face e via aérea, incluindo fissuras faciais, micrognatia, craniossinostoses, síndromes raras e deformidades causadas por traumas, cistos ou tumores. Muitas dessas condições exigem acompanhamento ao longo de toda a infância e por diferentes especialidades médicas, reforçando a importância de um espaço estruturado e contínuo para o cuidado.

O impacto desse modelo inovador já pode ser visto na história de pacientes como Sophie, de 9 anos, que nasceu com micrognatia. Sua mãe, Mônica de Oliveira Martins, relata a transformação possibilitada pelo acompanhamento da equipe: “Hoje, a Sophie leva uma vida muito diferente do que teria sem esses profissionais. O cuidado de toda equipe multiprofissional garantiu a atenção em cada etapa do desenvolvimento dela. Desde cedo, os tratamentos permitiram que respirasse sem dificuldades, se alimentasse bem, tivesse melhora no sono e avanços importantes no crescimento e na estética. Esse conjunto de cuidados faz toda a diferença na qualidade de vida, no convívio social e nas novas possibilidades para o futuro. Somos extremamente gratos por toda a dedicação com nossa filha”.

O acesso ao serviço pode ser feito, inclusive, através de agendamento online, diretamente pelo site Meu Mater Dei (https://meu.materdei.com.br), na especialidade “Centro Pediátrico de Alterações Craniofaciais”.

Sair da versão mobile