“Retratos do Autismo no Brasil”- 79% dos cuidadores se sentem inseguros sobre o futuro da criança com autismo
Genial Care promove o 2º Congresso Extraordinário, evento gratuito, transmitito pelo You Tube. Nesta quarta-feira, 25 de abril.
Foto: Divulgação – Genial Care
O autismo é um dos temas mais discutidos atualmente, sobretudo pelo vertiginoso aumento nos diagnósticos, tanto precoces quanto tardios – inclusive em celebridades e personalidades – que fazem a discussão sobre o tema virar pauta na grande imprensa e ser amplificada para milhões de pessoas.
Segundo a Associação Brasileira de Planos de Saúde – ABRANGE, os custos com tratamentos para transtorno do espectro do autismo (TEA) superaram os gastos com tratamentos oncológicos. Em 2023, atingiram 9% do custo médico total, ultrapassando os 8,7% destinados à Oncologia.
Esta tendência de aumento nos custos com autismo foi potencializada pelas mudanças regulatórias implementadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) desde 2021, que incluem cobertura ilimitada de sessões com psicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos, além de outros métodos indicados para o tratamento deste transtorno.
Outra pesquisa intitulada como “Retratos do Autismo no Brasil”, realizada pela Healthtech Genial Care, rede de saúde atípica da América Latina, em parceria com a Tismoo.me, revela que 73% dos entrevistados mencionam dificuldades financeiras para arcar com os custos do tratamento.
Atualmente, práticas como terapias intensivas e salas de aula separadas não promovem a autonomia desejada. Essa abordagem, bem-intencionada, muitas vezes cria uma percepção negativa do autismo. Ao mesmo tempo, a sociedade deve garantir um suporte inclusivo que celebre as diferenças e permita que todos alcancem seu potencial máximo”, alerta o fundador e CEO da Genial Care, Kenny Laplante.
O relatório revela que a grande maioria dos cuidadores está profundamente preocupada com o futuro a longo prazo da criança com autismo (79%). “Essa preocupação ultrapassa barreiras geográficas, etárias e de renda. Em um país tão grande e diverso como o Brasil, a preocupação onipresente com o futuro exige uma análise mais profunda”, destaca Kenny.
“Minha experiência clínica sempre foi atravessada pelo discurso do medo que os cuidadores têm sobre o futuro das crianças autistas, tanto em famílias com pouco recurso financeiro, quanto em famílias que tinham e têm recursos para viabilizar os tratamentos. Esse é o medo dos pais em geral, mas, no caso das famílias com autismo, há a questão do acesso aos serviços. Que tipo de acesso é possível obter? Esse acesso vai ajudar o meu filho na vida cotidiana ou não? Meu filho vai crescer, onde eu vivo há serviços para quando ele crescer também? É uma reflexão que precisamos fazer em relação às nossas diversas realidades e sobre as possibilidades de acesso a serviços de qualidade que vão, de fato, colaborar com o apoio à independência e autonomia desses indivíduos com autismo”, reforça a diretora clínica Mariana Tonetto, durante o evento de lançamento do estudo.
Em comparação com dados apresentados no estudo anterior da Genial Care, “Cuidando de quem cuida”, as dificuldades dos cuidadores ainda permanecem praticamente as mesmas. A incerteza sobre o futuro a longo prazo das crianças autistas passa por diversos aspectos, como o desenvolvimento da criança, inclusão, como lidar com comportamentos desafiadores, apoio emocional, entre outros. Por isso, intervenções multidisciplinares e orientação parental são fundamentais neste aspecto. Além disso, o setor de saúde deve ser ativo, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de crianças autistas e suas famílias.
Discutir para fomentar: 2º edição do Congresso Extraordinário – Nesta quarta-feira, 25 de abril será realizado o 2º Congresso Extraordinário, transmitido ao vivo, de forma totalmente gratuita pelo canal do YouTube da Genial Care. Em sua primeira edição, o evento impactou mais de 7 mil pessoas.
O Congresso contará com uma série de palestrantes e convidados de destaque como, Léo Piotrovski (@leopiotrovski), Tabata Cristine (@tabata_meumundoatipico), Kin (@heyautista), Jéssica Borges (@soujessicaborges), Renata Formoso e Noah (@nocaminhoeuteexplico), Tio Faso (@seeufalarnaosaidireito), além do grupo de especialistas da healtech.
Acompanhe: Genial Care: Site / YouTube / Instagram / Facebook / LinkedIn