SAHAJA YOGA – CENTENÁRIO DE MATAJI NIRMALA DEVI

Você não pode saber o significado de sua vida até que esteja conectado ao Poder que o criou!”

 Legenda: Shri Mataji Nirmala Devi, fundadora da Sahaja Yoga, e o despertar da Kundalini, a mais sutil energia espiritual, que reside na base da espinha

Mens sana in corpore sano, ou “mente sã em corpo são”, talvez seja o que todos nós buscamos para se ter uma boa saúde. E o caminho para alcançarmos este equilíbrio nos foi receitado com o surgimento do Yoga, prática meditativa que harmoniza corpo, mente e espírito.

Este ano, ao celebrarmos o Centenário da fundadora da SAHAJA YOGA, Shri Mataji Nirmala Devi, dia 21 de março, o Portal Medicina e Saúde entrevista Bete Maia, praticante, instrutora de cursos e membro do Conselho Sahaja Yoga de Minas Gerais. Ela nos conta o que é Yoga, seus objetivos e benefícios e os eventos para comemorar a data.

Inicialmente Bete, o que é Yoga? – Yoga é uma palavra sânscrita que significa união, conjunção. Está associada às práticas meditativas e de disciplinas físicas originárias da Índia.  Seus aspectos aparecem nas escrituras sagradas como os Vedas, os Upanichades, o Bhagavad Gita e o Mahabharata, entre outros.

Quais os seus objetivos? – Inicialmente, o Yoga tinha como objetivo o equilíbrio físico, pois os grandes Mestres e Gurus achavam que para se atingir a espiritualidade era preciso primeiro cuidar do corpo e da mente.  Assim, exigiam horas e horas de meditação, jejuns, sacrifícios extenuantes e posturas estressantes, acreditando que só assim seus discípulos atingiriam a Realização, mas muito poucos conseguiam. 

Hoje, temos uma variedade de técnicas. Quais são e por que essa diversidade? – Ao longo da existência desta humanidade, muitos foram os Mestres, verdadeiros Gurus, que ensinaram caminhos de como se alcançar o estado de Yoga, cada um com sua forma e com suas peculiaridades. Portanto, “Yoga” não é uma só prática, mas vários sistemas de práticas, criados em épocas diferentes, por Mestres independentes. Dia 21 de março, inclusive, é comemorado o Centenário da fundadora da SAHAJA YOGA, Mataji Nirmala Devi. Trata-se de uma técnica revolucionária de meditação que veio para nos mostrar que todas as pessoas podem praticar a Yoga, no Oriente ou no Ocidente, e conseguir o equilíbrio físico, mental e emocional, despertando primeiro a espiritualidade, indo de encontro ao verdadeiro sentido da palavra Yoga, que é a nossa conexão com o poder divino que tudo criou, cria e recria a todo instante, basta observarmos a natureza.

Nos fale um pouso sobre Nirmala Devi. Quem foi e o que vem a ser essa técnica? Ela é uma das variações do yoga citado acima? – “Shri” Mataji Nirmala Devi (é a maneira respeitosa com que nos dirigimos a Ela), nasceu em 21 de março de 1923, em Chindwara, no estado de Maharashtra, na Índia. Ainda menina, viveu com seus pais no Ashram de Gandhi. Desde pequena, Ela já demonstrava uma enorme compreensão interior tanto que ele (Ghandi) costumava consultá-La sobre questões espirituais.

Foi líder de movimentos juvenis na luta pela independência de seu país. Estudou medicina por alguns anos e, em 1970, deu início a sua missão espiritual, passando a difundir a Sahaja Yoga por todo o mundo, de forma totalmente gratuita. 

Shri Mataji foi internacionalmente reconhecida pelo seu trabalho universal para a paz e o bem-estar da humanidade. Ela recebeu condecorações, prêmios e citações dos governos de muitos países em reconhecimento a seus esforços altruístas de melhoria social, tendo sido indicada duas vezes ao Prêmio Nobel da Paz. Seu grande legado para todos nós foi a “Realização do Si”, o despertar da Kundalini em massa, a mais sutil energia espiritual, que reside na base da espinha, no osso triangular chamado sacro (as civilizações antigas sabiam que havia algo de sagrado a respeito desse osso).

No interior de cada ser humano existe uma rede de nervos e órgãos sensoriais que interpretam o mundo físico externo. Ao mesmo tempo, dentro de cada um de nós existe um sistema sutil de canais (nadis) e centros de energia (chakras) que cuidam de nosso ser físico, mental, emocional e espiritual. A Realização do Si é o despertar desta energia através do canal central, atravessando cada um dos centros de energia e emergindo no topo da cabeça (a área do osso da fontanela) como uma suave “fonte” de frescor. A palavra fontanela significa “pequena fonte”, o que, novamente, mostra o antigo conhecimento sobre o fenômeno da Realização do Si.  Muito embora a Realização do Si seja a meta de todas as tradições religiosas no mundo, muito poucos foram capazes de alcançá-la. Em nossos tempos modernos, Shri Mataji transformou-a em um fenômeno “em massa” através do despertar da Kundalini até para multidões.

Sua prática pode, de fato, alterar a energia do corpo? Hoje, inclusive, há pesquisas científicas caminhando nessa linha. O que você pode falar a respeito? – A prática da Sahaja Yoga promove o equilíbrio do nosso sistema energético, chamado de Corpo Sutil, corrigindo todo eventual bloqueio ou desequilíbrio gradualmente. O sétimo centro (Sahastrara) é o chakra que integra todos os demais chakras com suas respectivas qualidades. É o último marco da evolução da consciência humana. Atualmente, nós nos encontramos em um nível que corresponde a este chakra e nossa consciência é capaz de facilmente penetrar neste novo reino de percepção, que está além de nossa mente limitada e de nossos conceitos e que se torna absoluta ao nível do Sahastrara. É a percepção direta e absoluta da Realidade em nosso sistema nervoso central. É isto precisamente que é obtido através da Realização do Si, através do despertar espontâneo da Kundalini, dado pela Sahaja Yoga.

Sua prática cura, assim, muitos males da humanidade, inclusive doenças que assolam o homem, uma vez que promove o equilíbrio energético, ou uma integração entre corpo e mente? – Com certeza. Quando meditamos, a Kundalini flui e nutre nossos centros de energia e canais. Assim, se há algo impedindo que nossas qualidades estejam se manifestando, por exemplo:  no caso do quinto chakra, o Vishuddi, se temos dificuldades de nos comunicar bem, de nos expressar bem, se nos sentimos frequentemente culpados… ao meditarmos, apenas na ausência de pensamentos, Ela vai cuidar de forma sutil para que os bloqueios sejam eliminados. À medida em que vamos encontrando o equilíbrio podemos inclusive prevenir ou até mesmo curar algumas doenças. Provavelmente, nós não podemos nos tornar totalmente imunes às doenças, mas podemos nos tornar mais resistentes a elas.

Cientistas hoje já acreditam na relação entre o lado físico e o invisível, não é mesmo? – Exato. Há pouco tempo os cientistas e médicos passaram a admitir que existe uma relação explicável entre o nosso lado físico e o invisível, o que nós chamamos de sutil. O sistema nervoso, que controla o fluxo físico de sinais que vão e vem para o nosso cérebro, tem uma correlação direta com os nossos chakras, os quais, por sua vez, afetam não somente o nosso lado físico, como também a nossa constituição mental, emocional e espiritual. Quando um dos nossos centros de energia (chakras) está bloqueado, podem aparecer problemas físicos nos órgãos que ele controla. É depois disso que a maioria das doenças aparecem. A medicina tradicional tenta curar os sintomas.

A meditação Sahaja Yoga nos permite atacar as causas diretamente, reequilibrando o nosso sistema sutil e purificando os nossos centros de energia. Também está comprovado que os praticantes da Sahaja Yoga apresentam níveis mais elevados de endorfina do que o normal. Ela é responsável por ativar o sistema imunológico do corpo e, consequentemente, combater doenças. Corpo e mente saudáveis dependem de um sistema sutil equilibrado.

Nesse sentido, quais os reais benefícios do yoga? – Meditando todos os dias vamos despertando o puro conhecimento que está armazenado dentro de nós – que é a sabedoria inata, que nos torna pessoas muito dinâmicas, positivas e mais felizes. Podemos perceber uma transformação de dentro para fora e conseguimos nos livrar dos nossos maus hábitos, dos nossos condicionamentos negativos, dos apegos ao passado e do excesso de preocupação com o futuro. O resultado é o equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual. Diminuem os índices de estresse e ansiedade, e passamos a experimentar sensações de paz, de alegria, de calma, de coletividade.

Podemos dizer, assim, que sua prática nos conecta com o “divino”? – Este é exatamente o objetivo da meditação, já que Yoga significa conexão com o poder “divino” que nos criou.

Qualquer pessoa pode praticar esta técnica de meditação? – Sim, qualquer pessoa pode praticar a Sahaja Yoga. Este tipo de meditação é para todos, independente da sua raça, crença, gênero, idade ou escolaridade. É uma técnica simples e fácil de praticar.

O que vou aprender? – Conhecimento teórico sobre chakras e canais de energia, mas o mais importante vai aprender a “praticar”, já que a meditação é para ser experimentada, vivida. A Sahaja Yoga é uma meditação totalmente inovadora porque permite que qualquer pessoa consiga meditar de maneira prática e simples. Para isso, é necessário apenas o desejo de se conectar e levar uma vida com mais equilíbrio. Além disso, todos os cursos e meditações da Sahaja Yoga são totalmente gratuitos.

A partir de que idade o yoga é indicado? – A meditação da Sahaja Yoga é indicada para todas as idades, inclusive muitos bebês meditam com seus pais desde seu nascimento. Aliás as crianças que meditam desde cedo transformam-se em adultos muito mais equilibrados e felizes.

O yoga praticado no ocidente é diferente do que é praticado no oriente? Quais são essas diferenças? – A Sahaja Yoga é praticada da mesma forma no mundo todo, pois seguimos os mesmos ensinamentos de Shri Mataji Nirmala Devi, através de livros e inúmeras palestras que Ela nos deixou, muitas ainda nem legendadas para o português. Estamos hoje estabelecidos em mais de 150 países e temos, é claro, nossas características culturais diferentes, mas a prática é a mesma. Realizamos algumas celebrações seguindo os mesmos protocolos, e, para facilitar o aprendizado das técnicas de meditação, mantras etc…, Shri Mataji teve o cuidado de convidar alguns Indianos para virem morar em vários países do Ocidente.  

Diante do que já foi dito, explique o que é meditar? – A meditação da Sahaja Yoga é a experiência pessoal de ir além dos pensamentos, preocupações e perturbações, e estar em paz, em calma consigo mesmo e com o mundo. Quando meditamos nós permanecemos totalmente alertas e conscientes, mas livres dos pensamentos ou preocupações desnecessários que levam a muitos dos estresses do dia a dia. Nós chamamos de “Estado de Consciência sem Pensamentos”. Este estado ocorre espontaneamente quando se aprende a se concentrar na experiência do momento presente. Através da Realização do Si (despertar da Kundalini), este estado de meditação pode ser rapidamente estabelecido, mantido e apreciado.

Cada um dos sete chakras possui diversas qualidades espirituais. Essas qualidades estão intactas dentro de nós, e, mesmo que elas não possam sempre se manifestar, elas jamais podem ser destruídas. Quando a Kundalini é despertada essas qualidades começam a se manifestar espontaneamente e se expressam em nossas vidas. Assim, através da meditação regular, nós nos tornamos mais dinâmicos, criativos, confiantes e, ao mesmo tempo, muito humildes, amorosos e compassivos. Vamos nos desvencilhando dos nossos condicionamentos ruins, maus hábitos, sentimentos de culpa, medos, fobias e baixa autoestima. É um processo que começa a se desenvolver por si mesmo, de dentro para fora, quando a Kundalini se eleva e passa a nutrir amorosamente nossos chakras.

Shri Mataji sugere que meditemos todos os dias, 10 minutos pela manhã e à noite antes de dormir, mas esta prática deve ser confortável, sem esforço, tradução da palavra Sahaja. Ninguém precisa mais ir para o Himalaya, fazer reclusões ou jejuns absurdos, nem é preciso períodos extenuantes de meditação para conseguir praticar e perceber os benefícios. Basta ter a Kundalini despertada e meditar todos os dias.

Como e onde praticá-la? – Devemos meditar de forma confortável, os pés no chão sem sapatos, assentados em uma cadeira, poltrona ou sofá, ou no chão na postura do yogi, se assim nos sentirmos bem, mantendo a coluna ereta mas sem esforço. Retiramos os sapatos pois este contato com a terra também contribui para afastarmos os pensamentos e nos mantermos no estado de Yoga. Mantemos também a atenção na respiração, pois ela nos ajuda a estarmos no presente e, assim, afastarmos os pensamentos e preocupações. 

No nosso caso, a meditação é ministrada presencialmente e online por voluntários, praticantes da Sahaja Yoga que, sem fins lucrativos, compartilham os ensinamentos de Shri Mataji através de cursos básicos de meditação, seguidos de cursos de aprofundamento neste conhecimento que é imensurável. Alguns destes condutores praticam essa técnica há mais de 50 anos. Não é preciso inscrição.  No primeiro encontro é feita uma apresentação da Sahaja Yoga, com prática inicial. Depois os praticantes são convidados a retornarem pelo menos uma vez por semana para fazerem o curso básico de meditação e aprenderem técnicas que irão facilitar suas meditações em casa ou em qualquer lugar. Os locais podem ser encontrados no site www.sahajayoga.org.br. Em Belo Horizonte o Centro de Meditação se situa na Praça da liberdade à Rua Alvarenga Peixoto, 184, em Lourdes e também há meditações conduzidas no Parque Lagoa do Nado e no Parque Eldorado, aos sábados, pela manhã.

No Brasil, o que está previsto para as comemorações do Centenário de Nirmala Devi? – Estas comemorações já se iniciaram com a vinda da Índia de uma artista cantora, compositora e multi-instrumentista Anandita Basu. Ela se apresentou neste final de fevereiro e início de março em Brasília, inclusive na Embaixada da Índia, no Rio de Janeiro e em São Paulo, em espetáculos de música e dança clássicas indianas e meditação. Estão previstas também exposições itinerantes sobre a vida e obra de Shri Mataji e inúmeros Programas Públicos em teatros, praças públicas e escolas, com palestras e a experiência da meditação Sahaja em todo Brasil. A meta é que sejam dadas pelo menos 100 milhões de Realizações em todo o mundo como forma de agradecimento à Shri Mataji, pelo seu divino trabalho em prol da evolução da humanidade.

Qual a programação para Belo Horizonte? – Em Belo Horizonte, dentro do projeto de expansão da Sahaja Yoga, estão sendo realizadas meditações permanentes na Cidade Administrativa, retornamos com as meditações no Parque Lagoa do Nado e estamos com projeto de iniciarmos meditações na Fundação João Pinheiro. Outras programações culturais estão aguardando a autorização de uso de um teatro, um espaço público, para uma apresentação com música e dança indiana.

Como participar das comemorações? – Todas as atividades públicas estão sendo divulgadas nas redes sociais da Sahaja Yoga no Instagram, no Facebook e no site www.sahajayoga.org.br.

No ano do Centenário da grande líder espiritual indiana Shri Mataji Nirmala Devi, qual a mensagem a ser registrada? – “Você não pode saber o significado de sua vida até que esteja conectado ao Poder que o criou!”  Esta é a mensagem de Shri Mataji para todas as pessoas e o despertar da Energia Primordial que reside dentro de cada um de nós é o fato que precisa acontecer a cada ser humano para que realmente alcance a Realização do Si, a Yoga.

Sair da versão mobile