A campanha do Dezembro Laranja, organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), promove a conscientização a respeito dos riscos do câncer de pele, orientando a população a manter hábitos adequados de proteção solar e a realizar regularmente visitas ao dermatologista para obter uma avaliação especializada.
Em 2022, após dois anos com ações estritamente on-line, a SBD voltará a realizar seus tradicionais atendimentos presenciais e gratuitos para a prevenção ao câncer da pele. A iniciativa acontecerá em cerca de 100 centros cadastrados e espalhados por todo o país, no dia 3 de dezembro, entre 9h e 15h.
A Clínica de Dermatologia da Santa Casa de São Paulo será um dos centros de atendimento na cidade de São Paulo. Nesse dia, médicos dermatologistas, incluindo residentes, estagiários, voluntários, colaboradores e assistentes, acadêmicos da Liga de Dermatologia da Faculdade de Ciências Médicas, equipes de enfermagem, segurança, administrativo e limpeza estarão mobilizados para atender a população de risco para o câncer da pele.
A campanha será realizada no primeiro andar do Ambulatório Conde de Lara, no Hospital Central. Além do exame dermatológico, durante o mutirão, os participantes poderão assistir palestras sobre prevenção ao câncer da pele.
Curável, quando detectado precocemente, o câncer da pele é causado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer da pele é o mais frequente no Brasil e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Com a intenção de estimular a população na prevenção e no diagnóstico, o movimento “Dezembro Laranja” lembra a população da importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer mais comum no país.