CampanhasÚltimas Matérias

Saúde e Responsabilidade Social: Municípios do Paraná recebem exames gratuitos de prevenção ao câncer

Ao todo, cerca de 2.700 exames serão ofertados pelo Sistema de Transmissão Gralha Azul (STGA), da ENGIE, para a população de 11 municípios, através do Programa Sesi Cuide-se Mais

A parceria está focada na prevenção do câncer, com a realização de exames que avaliarão possíveis casos de câncer de mama, colo de útero, próstata e pele. Além da parceria com o Sesi, o STGA está contando também com o suporte e apoio das Prefeituras e Secretárias de Saúde de cada município envolvido.

A ação disponibilizará uma Unidade Móvel, profissionais especializados e equipamentos de alta tecnologia, com objetivo de garantir que a população tenha acesso qualificado e gratuito à informação e prevenção contra os tipos mais comuns de câncer. Os atendimentos acontecerão durante uma semana em cada município atendido, entre os meses de março e julho. Durante cada uma das 12 semanas de atendimentos serão oferecidos 90 exames de PSA, 45 de Papanicolau, 45 de Mamografia e 45 de Análise de Pele, totalizando 2700 exames nos 4 meses de ação. Cada cidade receberá três dias consecutivos de atendimentos com agendamentos feitos pelas Secretarias de Saúde do município.

De acordo com o Diretor de Implantação do STGA, da ENGIE, Márcio Daiana, essa ação faz parte das iniciativas do projeto em promover campanhas sociais fundamentais para sociedade. “O STGA passará com as linhas de transmissão por 27 municípios no estado, dentre os quais 11 conseguiremos atender com essa ação, levando de forma gratuita à população atendimentos indispensáveis para a prevenção ao câncer”.  

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), esse cuidado é fundamental, pois há uma grande importância do diagnóstico precoce do câncer e de se adotar um estilo de vida saudável como forma de prevenção. Ainda de acordo com a SESA, essa doença é hoje a segunda maior causa de morte em todo o mundo. A estimativa em 2021 é de que o Estado do Paraná tenha 18.710 novos casos de câncer em pessoas do sexo masculino e 16.340 novos casos no sexo feminino.             

Para a consultora do Sesi, Zeni Shisuco Okayama, além da importância de prevenção, a parceria traz praticidade e agilidade aos atendimentos. “Sabemos que muitas vezes, por conta das atribuições do dia a dia, as pessoas vão deixando os exames para depois. Sabendo da chegada da unidade móvel do Cuide-se + no município, elas poderão fazer o agendamento para consulta a curto prazo, com atendimento especializado, equipamentos de alta qualidade, resultados dos exames em 30 dias, de forma gratuita”, explica.  A consultora também comenta que o patrocínio do Sistema de Transmissão Gralha Azul (STGA), da ENGIE, demonstra cuidado com a população. “Empreendimentos que apostam em ações de investimento social privado como esta demonstram preocupação com a saúde das comunidades e, principalmente, promovem a oportunidade para que as pessoas descubram precocemente possíveis doenças e tenham a chance de melhorar a qualidade de vida”, finaliza.

Cuidados covid-19 – Em função da pandemia da covid-19, os atendimentos seguirão todas as orientações das autoridades de saúde, considerando os protocolos específicos de segurança, que estão de acordo com as regulamentações vigentes. Sendo assim, haverá o uso intensivo de equipamentos de proteção individual, a disponibilização de álcool gel e a obrigatoriedade do uso de máscaras. A capacidade de atendimento foi reduzida para garantir agendamento com horários espaçados, bem como a ventilação e higienização dos espaços entre os exames.

Sobre os exames

Exame de PSA – Homens a partir de 40 anos;

Papanicolau – Mulheres que tenham iniciado atividade sexual;

Mamografia – Mulheres a partir de 40 anos;

Análise de pele – Pessoas que apresentam evidência/manchas preocupantes. Este é um exame para análise de lesões pré-existentes, como manchas e feridas. O objetivo é reconhecer se essas lesões possuem característica oncológica, para definir encaminhamento para biópsia de pele, quando necessário.  

Mais informações:  www.sistemagralhaazul.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo