Saúde & Negócios/ Luiz Francisco Corrêa

ABRAIDI amplia portfólio de serviços com programa de abrangência internacional

A Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde acaba de estruturar e lançar um novo programa para conectar empresas internacionais, prestadores de serviços e consultorias e, associadas. “Temos percebido um grande interesse de empresas estrangeiras em entrar no Brasil e possibilidades de negócios entre os dois lados. Seremos essa ponte para essa integração”, conta o diretor executivo Bruno Bezerra.

O Conexões ABRAIDI foi pensado para ser um grande ecossistema de saúde no Brasil, que interligará os diferentes elos da cadeia de valor em uma relação em que todos os lados se beneficiem, num mundo cada vez mais globalizado. “O projeto cresceu ao longo do tempo de maturação e ficou maior do que o planejado e com uma abrangência internacional de limites inesperados. A iniciativa teve tanta aceitação por parte dos órgãos estrangeiros, que já fomos convidados para uma apresentação da iniciativa fora do país, em Seul, na Coreia do Sul”, explica o gerente de Conteúdo e Compliance da ABRAIDI, Davi Uemoto, que viajou para o país asiático a convite da Korea Trade-Investment Promotion Agency (KOTRA).

Davi destaca que várias conexões serão possíveis entre empresas estrangeiras e brasileiras com consultores e parceiros especializados, entre associadas com parceiros estratégicos e, ainda, entre empresas internacionais com potenciais fornecedores e distribuidores de produtos para saúde no Brasil.

          O gerente de Conteúdo e Compliance conta que, com o programa, a ABRAIDI poderá orientar empresas estrangeiras e brasileiras em estágio inicial a entenderem as particularidades e os desafios do mercado de produtos para saúde no Brasil. “Temos um suporte jurídico e regulatório, além de fornecer dados e indicadores setoriais”, ressalta Davi Uemoto.

Venda de medicamentos para Alzheimer cresce 22% no Brasil

Um levantamento da Interplayers, hub de negócios da saúde e bem-estar, aponta que as vendas de medicamentos para Alzheimer cresceram no Brasil. A conclusão vem do aumento da demanda, que saltou 22% no país, nos primeiros anos do ano.

A pesquisa do hub de negócios, baseada em banco de dados próprio, revela que os estados de São Paulo e Rio Grande do Sul são líderes de vendas dos medicamentos.

Para Ilo de Aragão de Souza, gerente de Inteligência Comercial da Intrerplayers, “entre os fatores para esse crescimento, podemos destacar o próprio desenvolvimento orgânico, isso porque no período de isolamento devido à pandemia da covid, as pessoas aprenderam a cuidar mais de si mesmas e a consultar mais médicos, especialmente os idosos, resultando em mais diagnósticos e maior demanda para esse tipo de medicamento”

Araujo Drogarias lança o Saúde em Dia

A Araujo Drogarias de Minas, que está se consolidando como hub de saúde para os mineiros, lança o Araujo Saúde em Dia, no dia 1º de abril. O novo serviço consiste em ter acesso aos principais serviços de saúde – tais como: testes, exames e vacinas, com segurança, agilidade, qualidade e tendo um profissional farmacêutico altamente qualificado à sua disposição. 

A Superintendente de Marketing, Adriana Borlido, conta que a rede quer, com o programa, reforçar seu posicionamento enquanto hub de saúde, dando ainda mais destaque à importância do papel do farmacêutico neste contexto, de assistência primária à população. “É este profissional que auxilia no diagnóstico rápido, orienta sobre medicamentos e, quando necessário, sugere o encaminhamento ao médico especialista”.

Conforme explica, “qualquer pessoa que chegue a uma loja Araujo com dúvidas, ou necessitando de algum apoio, poderá contar com o atendimento especializado e personalizado do farmacêutico. Queremos oferecer um atendimento farmacêutico cada vez mais completo, de referência, com todos os recursos necessários para que o nosso cliente possa prevenir e controlar doenças. Tudo isso com segurança, agilidade, qualidade e comodidade”.

Rede Américas inaugura Centro de Medicina Esportiva no Ibirapuera/SP

A Rede Américas, do UnitedHealth Group Brasil, inaugurou o Centro de Medicina Esportiva Samaritano, em São Paulo. O espaço tem capacidade para oferecer acompanhamento de até 150 pacientes por dia.

O novo espaço conta com uma linha completa de cuidados voltados para a prevenção, promoção de saúde, diagnóstico, tratamento e reabilitação de lesões de alta complexidade e para a otimização da performance esportiva. O Centro de Medicina Esportiva Samaritano é destinado a praticantes de esportes, atletas de alto rendimento, pessoas com excesso de peso, sedentários que querem iniciar um programa de exercícios físicos visando uma melhora da qualidade de vida que também pode estar atrelado ao tratamento de doenças como, obesidade, diabetes e hipertensão. 

Dr. Carlos Vicente Andreoli, diretor do Centro de Medicina Esportiva Samaritano, que trabalha há mais de 20 anos na área, além de ser médico ortopedista da Seleção Brasileira de Basquete Masculino e presidente da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (SBRATE) em 2021, destaca: “nossa estrutura é com foco em oferecer um centro de excelência de medicina integrada, equipe multiprofissional experiente e altamente qualificada, com um olhar ampliado do paciente. Isso tudo aliado ao uso de equipamentos de última geração tecnológica e um ambiente preparado para proporcionar acolhimento, saúde e bem-estar”.

Plano Brasil Saúde comemora 15 mil usuários

Com cerca de um ano de atividade, o Plano Brasil Saúde já conta com 15 mil usuários, sendo 12 mil de saúde hospitalar e 3 mil de saúde odontológica. Para 2023, a healthtech espera encerrar o ano com, pelo menos, 40 mil usuários. “Estamos conseguindo mostrar o nosso produto e já temos credibilidade e aceitação muito positiva. Acredito que em 2024 estaremos com mais de 60 mil usuários”, comemora Paulo Bittencourt, CEO da operadora de saúde com sede em Salvador, na Bahia. A partir desses números, destaca, a empresa estará em condições de reduzir muito os riscos de sinistros elevados que ocorrem no setor de saúde.

Nos EUA, cerca de 45% dos recursos gastos em saúde são desperdícios. E na saúde suplementar existem poucos planos com foco na prevenção. “Então criamos o Plano Saúde Brasil, focado na prevenção e na eliminação dos desperdícios que existem em todas as operadoras de saúde”, conclui. 

Kora Saúde lança app de agendamento

A Kora Saúde, uma das principais redes hospitalares do país, lançou um novo meio de contato com os pacientes, um aplicativo exclusivo que tem como objetivo facilitar o dia a dia daqueles que se consultam em um de seus hospitais. O principal diferencial do app, que já está disponível para download nas versões para Android e IOS, é reunir, além da agenda completa do paciente, todos os resultados de exames realizados em cada um dos ativos da Rede Kora Saúde.

De acordo com Márcio Machado, Diretor de Operações da Kora Saúde, “será um repositório clínico, na palma da mão. Com isso, o paciente pode ter uma visão ampla de todos os seus agendamentos, tanto de consultas quanto de exames e procedimentos, além de checar os resultados dos exames apenas com um clique”.

Sair da versão mobile