Semana da Tontura: 70% das quedas de idosos ainda ocorrem dentro de casa

Entre os dias 22 e 28 de abril, a Academia Brasileira de Otoneurologia, com apoio do Vera Cruz Hospital/Campinas-SP, divulga ações para eliminar riscos e reduzir índices de quedas dentro de casa.

Foto: Divulgação-Pixabay  

Começou, na última segunda-feira, dia 22, e segue até este domingo (28), a “Semana da Tontura – tontura é coisa séria: equilíbrio na terceira idade”, realizado pela Academia Brasileira de Otoneurologia. A ação tem como foco conscientizar para a prevenção de quedas em decorrência da tontura, principalmente entre o público acima de 60 anos. Para isso haverá a distribuição de material informativo e painéis em diversos estados e municípios.  Dados do Ministério da Saúde indicam que 70% das quedas de idosos com mais de 65 anos ocorrem dentro de casa. Entre pessoas acima de 80, a prevalência é ainda mais alta e a mortalidade relacionada a tombos chega a ser seis vezes maior.

Embora o ambiente domiciliar pareça seguro e adequado para o conforto e segurança, nem sempre reflete os casos atendidos nas unidades de saúde. Um tapete sem antiderrapante, uma escada sem corrimão, um degrau no meio do caminho e muitas outras situações que, em geral, passam despercebidas, podem causar sérios riscos a idosos, culminando em uma passagem pelo médico, lesões, internações, cirurgias ou, em casos mais críticos, até mesmo óbito.

Segundo Guilherme Mangabeira, otorrinolaringologista do Vera Cruz Hospital, em Campinas (SP), “as quedas domésticas são uma das mais frequentes entre pessoas acima dos 60 anos. A maioria poderia ser evitada com alguns cuidados”, destaca. Por isso, durante essa edição da “Semana da Tontura”, o foco será no reconhecimento de situações rotineiras que possam representar riscos e que, readequadas, garantem um ambiente mais seguro. O material com informações está disponível no site aborlccf.org.br/semanadatontura.

Cuidados gerais – Mangabeira ainda elenca algumas orientações gerais. Segundo ele, “cuidados simples como esses são cruciais para evitar acidentes, garantindo um ambiente seguro, sem obstáculos, bem iluminados e propiciando uma rotina livre de acidentes”.

Escadas

Banheiro

Cozinha

Calçados

Sair da versão mobile