Simpósio em SP apresenta avanços em reprodução assistida e sinergia com medicina reprodutiva, embriologia, genética e biologia molecular

Começa nesta sexta (7) a quinta edição do Simpósio Internacional de Reprodução Humana e Genética na capital paulista. Programação científica abordará preservação de fertilidade masculina e feminina, aumento de reserva ovariana, o que os testes nos falam sobre os embriões, como evitar gestações múltiplas, dentre outros temas

Nos dias 7 e 8 de outubro (sexta e sábado), a cidade de São Paulo receberá o V Simpósio Internacional de Reprodução Humana e Genética, evento que terá apresentações dos principais nomes em reprodução humana e genética do Brasil e 13 palestrantes, referências mundiais na área, de países como Argentina, Espanha, França, Reino Unido e Estados Unidos. Em quatro atividades simultâneas, haverá também a presença de estudantes no 1º Encontro Nacional Interligas de Reprodução Humana, além de sala dedicada aos embriologistas e uma programação especial para os pacientes, com linguagem acessível e ambiente exclusivo, assim como salas de psicologia e enfermagem. A organização do Simpósio é do Instituto Ideia Fértil de Saúde Reprodutiva.

Na programação científica, que contará com mais de uma centena de palestrantes, a programação abrirá com a mesa redonda Preservação da Fertilidade masculina e feminina em 2022: estamos preparados para enfrentar o desafio? Nesta oportunidade, os especialistas falarão sobre congelamento de óvulos por indicações clínicas ou por declínio da fertilidade relacionado à idade; Congelamento e autotransplante de tecido ovariano e Preservação da fertilidade masculina: uma visão contemporânea. Dentre os participantes desta mesa está o ginecologista, obstetra e cirurgião especializado em laparoscopia e histeroscopia Emerson Barchi Cordts, presidente do Simpósio e vice-presidente do Instituto Ideia Fértil de Saúde Reprodutiva.

Emerson Cordts destaca que o foco do evento é ser um programa de educação médica continuada. “É uma necessidade crescente na prática clínica, principalmente para a reprodução assistida, especialidade que apresenta íntima interface com as áreas da medicina reprodutiva, da embriologia, da genética e da biologia molecular”, ressalta.

Os convidados internacionais, especializados em áreas como ginecologia, obstetrícia, embriologia, reprodução humana e saúde mental são Annalisa Racca, do hospital Dexeus Mujer; Stella Lancuba, do Centro de Fertilización y biotecnologia e Julio Martin, da Igenomix (Espanha); Cristina Hickman, da Apricity e Scott Nelson, da Universidade de Gasglow e consultor científico do NHS (Reino Unido); a brasileira Erika Parlato da Université Paris Cité (França); Fernando Neurspiller e Natalia Baslle, ambos do WeFIV Techonology Enhancing Nature e Santiago Giordana, do Conception Centro de Reprodução Humana (Argentina) e Sheela Ali, do Dallas IVF, Ineabelle Collazo, do South Florida Institute for Reproductive Medicine, Juliana Cuzzi, da Igenomix e Nabil Arrach, da Progenesis (Estados Unidos).

O presidente de honra do Simpósio, o ginecologista e obstetra Caio Parente Barbosa, Presidente do Instituto Ideia Fértil e professor titular da Disciplina de Saúde Sexual, Reprodutiva e Genética Populacional da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) ressalta que o evento é para todas as pessoas que gostam de falar e pensar em reprodução humana. “Nós vamos discutir todos os temas pertinentes à reprodução humana, reprodução humana em situações especiais e em reprodução humana para o público LGBT”, afirma.

Mais informações:

https://www.ideiafertil.com.br/simposio.

Sair da versão mobile