Dr. Levimar Araújo: “o exercício protege contra complicações cardiovasculares associadas ao diabetes”
A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) abriu, no dia 3 de julho, inscrições para a terceira edição do Prêmio Atleta SBD, um reconhecimento a pessoas com diabetes praticantes de exercício físico. A ideia dos organizadores é utilizar os muitos exemplos que estão por aí, mas sem “voz”, como estímulo para a sociedade como um todo, conforme explica Dr. Roberto Zagury, coordenador do Departamento de Diabetes, Exercício e Esporte da SBD.
Além de premiar as pessoas por seus feitos, “nosso objetivo é dar visibilidade às histórias extremamente inspiradoras. Falar que o exercício é importante para o controle do diabetes é ‘chover no molhado’. Queremos ir além! Queremos emocionar e, com isso, motivar as pessoas”, destaca.
As inscrições terminam dia 30 de julho e podem ser feitas neste link: https://materiais.diabetes.org.br/premio-atleta-dm-sbd-2023
Para Dr. Levimar Araújo, presidente da SBD, atividades físicas são essenciais. “O exercício protege contra complicações cardiovasculares associadas ao diabetes, reduzindo gordura corporal, pressão arterial e melhorando o perfil lipídico”, explica.
Podem concorrer atletas com qualquer tipo de diabetes (não apenas os do tipo 1 ou do tipo 2), que participem de eventos esportivos competitivos de qualquer modalidade e de qualquer faixa etária, de forma amadora ou profissional, e que ainda não tenham ainda sido premiados com o Prêmio Atleta SBD em edições anteriores. No total, serão selecionados sete ganhadores, subdivididos em quatro categorias:
- Até 17 anos, masculino e feminino
- 18-39 anos, masculino e feminino
- Igual ou superior a 40 anos, masculino e feminino
- Destaque especial, independente do sexo
Além da performance no âmbito esportivo, o prêmio também leva em consideração a atuação do concorrente em projetos educativos na área de diabetes. É necessário que o participante comprove o seu bom controle da doença – será cobrado dos candidatos um exame recente de hemoglobina glicada com valor menor do que 7,5%. Além disso, cada participante deve enviar um texto discorrendo sobre o tema: “Eu, atleta com diabetes” e um vídeo de 1 a 3 minutos, gravado na horizontal do celular, contendo uma mensagem de estímulo à prática de exercícios regulares por pessoas com diabetes (ou um relato pessoal sobre o DM e o exercício na sua vida). A comissão julgadora é formada por médicos da Sociedade Brasileira de Diabetes.
Os vencedores receberão o Título de Atleta SBD 2023 em diploma impresso, uma medalha e um troféu. Seus depoimentos e textos serão divulgados no site da SBD e em suas mídias sociais. Os demais inscritos receberão um certificado impresso e uma medalha de participação, podendo o seu depoimento e texto serem divulgados no site da SBD e suas mídias sociais.
Mais informações e inscrições no site https://materiais.diabetes.org.br/premio-atleta-dm-sbd-2023