Temperaturas em baixa: dicas para amenizar e prevenir as “dores de inverno”

Ortopedista Alexandre Guedes explica quais são e como lidar com as dores típicas dos meses mais frios

            A hora de tirar os casacos e as roupas mais reforçadas do armário chegou. Com a chegada do inverno, dias frios podem ser sinônimo de dores articulares e nas costas para muitas pessoas. Mas, a relação da baixa temperatura com a dor ainda é controversa, já que pesquisas científicas sobre o tema divergem em suas conclusões e resultados. De acordo com o reumatologista Robert H. Shmerling, em estudo da Harvard Medical School, não há relação comprovada entre o clima e as dores de doenças como a artrite, por exemplo, apesar de serem frequentemente relatadas por pacientes em épocas mais geladas do ano.

Mas, então, por que as pessoas sentem dores no frio? O ortopedista do esporte, cirurgião e especialista em coluna, Dr. Alexandre Guedes, de São Paulo/SP, explica: “as dores típicas do frio podem estar ligadas à constrição dos vasos sanguíneos, que reduzem o fluxo sanguíneo para as articulações e causam rigidez e dor. Além disso, as mudanças de pressão atmosférica que ocorrem durante as quedas de temperatura podem afetar as articulações sensíveis, levando a um aumento da dor”.

De acordo com o especialista, outra possibilidade para explicar as dores de inverno pode estar relacionada à lubrificação das articulações: “O frio pode afetar a viscosidade do líquido sinovial, responsável por lubrificar as articulações, podendo se tornar mais espesso nos dias de temperaturas baixas, dificultando o movimento e causando desconforto”.

E para quem garante que consegue “prever” a chegada de uma frente fria por começar a sentir dores articulares, o Dr. Alexandre avisa que isso é muito mais um mito do que uma verdade científica comprovada

Conforme explica também, nesse período, deixar de fazer atividade física pode ser muito pior. Quem deixa de lado a prática de se exercitar no inverno tem mais chance de sentir dor. “Muitas pessoas tendem a ficar mais sedentárias e menos ativas nesse período, o que pode levar a uma diminuição da flexibilidade, ao enfraquecimento dos músculos que suportam as articulações e, consequentemente, às dores”, esclarece o ortopedista.

Amenizando as “dores de inverno” – De acordo com o Dr. Alexandre Guedes, existem formas simples e efetivas de evitar que as incômodas dores apareçam e persistam, como:

1 – Mantenha uma postura adequada durante as atividades diárias, evitando ficar sentado ou em pé por longos períodos sem descanso.

2 – Pratique exercícios físicos regularmente para fortalecer os músculos das costas e das articulações.

3 – Evite levantar objetos pesados de forma inadequada. Use técnicas corretas de levantamento e peça ajuda, se necessário.

4 – Utilize calçados adequados e confortáveis que ofereçam suporte para os pés e a coluna.

5 – Controle o peso corporal para reduzir a sobrecarga nas articulações.

6 – Adote uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes que promovam a saúde dos ossos e das articulações.

7 – Aqueça as articulações antes de atividades físicas intensas.

8 – Utilize técnicas de relaxamento e alongamento para aliviar a tensão muscular.

9 – Importante reforçar também que é sempre recomendável consultar um médico para avaliar e tratar qualquer dor persistente ou incapacitante, principalmente quando acompanhada de sintomas preocupantes, como febre, fraqueza, falta de ar ou alterações na função normal do corpo.

Sair da versão mobile