Imagem Pixabay
O ano de 2023 chegou e com ele, a resolução de metas de autocuidado: ter uma alimentação mais equilibrada, praticar exercícios, voltar para a terapia e parar de negligenciar os cuidados com a saúde. E dentro destas metas porque não parar de adiar aquela cirurgia que vai trazer mais qualidade de vida, cuidar do joelho, varizes ou, quem sabe, dar adeus aos óculos com uma cirurgia refrativa? “Muitas vezes, certos procedimentos, quando não realizados com urgência, acabam sendo negligenciados. Deixar ‘para depois’, algumas vezes, pode trazer impactos tanto na saúde física, como o prolongamento de dores, por exemplo, quanto na autoestima de uma pessoa. Além disso, pode haver casos em que algo relativamente simples, se postergado, pode se tornar grave mais para frente”, informa Caio Regatieri, médico parceiro da Vidia, healthtech, de São Paulo/SP. Contudo, uma dúvida sempre paira no ar quando se trata de procedimentos cirúrgicos: como me preparar e quais os cuidados necessários no pré e pós-operatório?
“Antes de mais nada, é importante entender como se dá uma cirurgia. De maneira geral, um procedimento cirúrgico é aquele que envolve uma intervenção em alguma parte do corpo de uma pessoa por meio de cortes e suturas, com uso de anestesias. Logo, é de suma importância ter um cuidado redobrado em todas as etapas do processo, a fim de evitar quaisquer tipos de complicações”, ressalta Dr. Caio Regatieri, apontando os principais cuidados que precisam ser tomados antes e depois de uma cirurgia. Confira!
Pré-operatório – Engana-se quem acredita que apenas o momento após a cirurgia deve ser olhado com atenção. Preparar-se para o procedimento é um ponto importante para mitigar qualquer risco durante e pós-cirurgia. De forma resumida, o momento pré-operatório contempla desde a realização de exames, bem como seguir à risca as recomendações médicas até instantes antes de entrar no centro cirúrgico. Nessa etapa, as orientações gerais são:
- Orientar sempre o (a) profissional responsável sobre possíveis alergias a medicamentos, bem como a presença de doenças – agudas ou crônicas, ainda que não tenham relação direta com o procedimento;
- Realizar todos os exames solicitados pelo (a) profissional. Os mais comuns são radiografias, riscos cirúrgicos e exames de sangue, mas variam de acordo com cada caso;
- Entenda sobre o uso de medicamentos de uso contínuo ou pontuais antes da realização da cirurgia;
- Tenha uma dieta nutritiva e balanceada
- Na véspera da intervenção, recomenda-se sempre evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e substâncias recreativas. Opte, também, por uma alimentação mais leve e saudável e de fácil digestão;
- No dia, não use maquiagens, perfumes, cremes e adornos como brincos, pulseiras, colares e anéis;
- É importante, também, vestir roupas mais confortáveis e folgadas.
Pós-operatório – Uma intervenção cirúrgica, mesmo que a menos intrusiva possível, deixa o organismo mais fragilizado e demanda cuidados especiais para uma boa recuperação. Como dito anteriormente, cada caso é um caso. Ainda assim, há orientações gerais que devem ser seguidas com muita atenção. São elas:
- Mantenha-se em repouso:
O repouso é recomendado após qualquer procedimento cirúrgico realizado. Ele é importante para garantir a cicatrização e evitar outros danos ao local que foi operado. O médico é quem prescreve o tempo necessário e principalmente qual o tipo de repouso que o paciente deverá ter, conforme o procedimento realizado.
- Cuide bem do seu curativo:
O primeiro curativo é realizado no hospital, mas isso não quer dizer que, em casa, você não deva trocá-lo. Aliás, é de suma importância trocar o curativo para evitar o acúmulo de bactérias e sujeiras, que podem causar uma infecção no ferimento. Por isso, siga a rigor o passo a passo e fique de olho em qualquer alteração: dor, rubor e calor na região. Caso apresente um ou mais destes sintomas, procure imediatamente a equipe médica para avaliação e orientações.
- Tome medicações conforme a indicação médica:
É muito comum no pós-operatório o médico prescrever medicamentos. Você deve tomá-los na dose e horários recomendados. Com isso, poderá sentir menos dores, inchaço e vermelhidão no local da cicatriz e, até mesmo, evitar um processo infeccioso na lesão. Quando fazemos o uso correto da medicação, os sinais de desconforto são os primeiros a serem diminuídos.