Verão com sol quente: atividades físicas na água são benéficas para a saúde

Atividade é ideal para quem tem hérnia de disco e está em reabilitação por conta de algum trauma ou acidente

Imagem: Pixabay

Com a chegada do verão, as atividades físicas na água colaboram muito mais para o bem-estar do que somente refrescar o corpo. De acordo com o Ministério da Saúde, na água as articulações ficam mais soltas, o que promove relaxamento e colabora para o alinhamento postural. Além disso, o exercício trabalha os músculos de todo o corpo. As regiões das costas e abdômen são muito benéficas para a saúde da coluna vertebral, pois os músculos fortalecidos a amparam e minimizam as chances de desgastes por sobrepeso e má-postura.

Para o Dr. André Evaristo Marcondes, ortopedista e especialista em coluna do Núcleo de Medicina Avançada do Hospital Sírio-Libanês/São Paulo/SP, as atividades na água fortalecem os músculos, proporcionam prazer e bem-estar. “A liberação dos hormônios endorfina e dopamina faz com que as dores na coluna sejam aliviadas, tanto por estes hormônios quanto pelo ambiente aquático, que é mais leve e reduz as chances de lesões por impacto, se comparadas a modalidades esportivas fora da água”, observa o especialista, apontando as atividades aquáticas que fortalecem a musculatura das costas:

Vale destacar que 2023 é o ano mais quente em 174 mil anos, segundo relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM). Com a chegada das férias de fim de ano, as praia e piscinas devem ter grande concentração de pessoas, mas isso não deve ser um empecilho para não se praticar atividades físicas. “A natação é uma boa opção de atividade que causa pequeno impacto ao corpo. Aproveite essa época para fortalecer os músculos e relaxar. Mas, caso você tenha hérnia de disco, é recomendável a procura de um especialista em educação física para analisar o seu quadro e indicar o melhor exercício para você”, orienta o médico André Evaristo.

Sair da versão mobile