Medicina & Saúde JovemÚltimas MatériasVida de Estudante

Vida de Estudante

            Provavelmente, você já ouviu falar ou já foi à um simpósio acadêmico. Mas, afinal, o que são eles e como funcionam?

Os simpósios acadêmicos são nada mais que eventos organizados por estudantes de uma determinada instituição que objetivam dissertar sobre alguma temática médica, como Patologia, Endocrinologia e Cardiologia, por exemplo, entre outros assuntos.

Geralmente acontecem em dois dias, no período noturno, e contam com apresentações de palestrantes de renome da área, bem como trabalhos dos próprios acadêmicos, sendo estes últimos nas modalidades Pôster e Tema Livre.

Ao final de cada dia, geralmente, ocorrem sorteios de itens, como jaleco, estetoscópio, esfigmomanômetro e oxímetro, além de premiação das melhores apresentações dos estudantes.

Esse tipo de evento é muito interessante, tanto para quem está começando a faculdade como para quem já está mais avançado, pois acrescenta horas extracurriculares, traz novos conhecimentos acerca de uma área médica, cria a possibilidade de fazer novas amizades e conhecer especialistas do assunto, como também te permite ganhar utensílios médicos, como os já mencionados acima, que costumam ser caros.

Como funcionam – Esse tipo de evento comumente é organizado em subcomissões, geralmente denominadas Estrutural, Científica, Financeira, Marketing e Presidência.

A Comissão Estrutural do evento é responsável por resolver toda a questão burocrática e logística, a Científica é encarregada de determinar quais serão as temáticas abordadas ao longo do simpósio, bem como escolher os melhores trabalhos acadêmicos.

A Comissão de Marketing é atribuída a função de divulgar o evento nas mídias sociais e realizar a sua cobertura. Por fim, a Financeira é incumbida de determinar quais serão os gastos do simpósio e como o dinheiro será arrecadado, seja por meio da venda de ingressos ou patrocínios.

Haja vista a quantidade de tarefas a serem realizadas, faz-se necessária uma boa presidência para que se coordene todas as subcomissões e as mantenha em harmonia.

Tive a oportunidade de fazer parte da Comissão Financeira de um simpósio da minha faculdade, e digo que foi algo que demandou bastante esforço e tempo da minha parte. Porém, ao final, quando vi o evento saindo do papel para a realidade, foi bastante recompensador, visto que percebi o quanto o meu empenho valeu a pena.

Wagner Scalabrini Neto é aluno do 7º período do curso de Medicina Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais/FCMMG

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo