Volta às aulas: cuidado com as infecções virais

Especialista relaciona dicas de saúde para evitar contágio de doenças virais respiratórias.

Foto: Divulgação

As férias escolares já estão chegando ao fim, e a volta às aulas é sempre um momento muito aguardado pelas crianças e pelos pais. Mas é necessário que os responsáveis garantam um retorno mais seguro, reduzindo as chances de contaminação viral e infecções dos pequeninos. De acordo com o otorrinolaringologista Rodrigo Guimarães Pereira, de Curitiba/PR, a volta ao ambiente escolar requer a implementação de medidas preventivas para minimizar os riscos de transmissão de doenças virais respiratórias. Ele é membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e presidente da Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica.

Conforme explica, “não podemos subestimar a importância deste momento para a saúde escolar e como isso afeta a dinâmica familiar. À medida que as crianças interagem com pessoas fora do círculo familiar, é comum notar um estímulo no sistema imunológico”. A mudança na rotina e a presença de doenças facilmente transmitidas são fatores que impactam diretamente a vida das crianças e daqueles que estão ao seu redor. E para auxiliar pais, alunos e professores, o Dr. Rodrigo dá algumas dicas, a seguir, para minimizar os riscos de transmissão de doenças virais respiratórias. Confira: 

            “Além dos cuidados listados acima, é importante evitar que crianças e jovens com sintomas respiratórios frequentem ambientes coletivos, sem avaliação médica. Ao menor sinal de que a saúde está comprometida, é necessário a ida a um médico”, finaliza Guimarães.

Sair da versão mobile