O Guia do Midiatra – Como Criar Crianças Saudáveis em um Mundo Saturado de Telas

- Escrito pelo maior especialista do mundo em saúde digital infantil, Dr. Michael Rich, o Guia do Midiatra oferece orientações por faixa etária, baseadas em evidências e aplicáveis à rotina de famílias, escolas e clínicas
- Obra rompe com o discurso alarmista, oferecendo, em vez de medo, caminhos equilibrados, seguros e afetivos para lidar com a vida digital de adolescentes
- Versão brasileira traz dados nacionais sobre o uso das telas e sua revisão técnica foi feita por especialistas do tema
Chega ao Brasil O Guia do Midiatra – Como Criar Crianças Saudáveis, Inteligentes e Respeitosas em um Mundo Saturado de Telas. A obra é indicada aos pais e profissionais que precisam de orientações confiáveis, aplicáveis e atualizadas sobre educação digital e o uso consciente de tecnologia por crianças e adolescentes em um mundo no qual a quase onipresença das telas as tornam responsáveis por uma grande parte das experiências e vínculos humanos.
O guia, publicado pelo selo Artmed, foi desenvolvido para pais, mães, educadores, gestores escolares, psicólogos, pediatras, cuidadores e profissionais das áreas de saúde, educação e políticas públicas que querem agir com segurança, autoridade e equilíbrio, mas sem aderir a discursos radicais nem abrir mão da proteção.
Escrita pelo maior especialista do mundo em saúde digital infantil, o Dr. Michael Rich, a publicação oferece instruções específicas para crianças de cada faixa etária, embasadas em evidências e aplicáveis facilmente à rotina de famílias, educadores e profissionais da saúde. Ele é professor Associado de Pediatria da Harvard Medical School e fundador do Laboratório de Bem-Estar Digital e da Clínica para Transtornos de Mídia Interativa e Internet, do Boston Children’s Hospital.
Indo na direção oposta à de obras que têm como premissa o foco no medo, na culpa exclusiva das redes sociais e na proibição do uso de telas, O Guia do Midiatra ensina que também é possível usar a tecnologia de forma saudável e segura e oferece respostas diretas e práticas para lidar com os impactos do inevitável mundo digital no desenvolvimento infantil.
Segundo o Dr. Rich, uma das preocupações com a “ânsia irresistível” de se proibir redes sociais e celulares é que ela pode prejudicar grupos mais vulneráveis, por exemplo, os jovens LGBTQIA+, os de minorias étnicas ou linguísticas, que encontram em comunidades online, pessoas que os ouvem, os veem e os acolhem. Para o especialista, é perfeitamente possível reduzir os riscos sem recorrer à proibição.
Com base em dados extraídos de mais de 300 estudos, o autor propõe maneiras de transformar os métodos pelos quais escolas e famílias se relacionam com a tecnologia — levando em consideração, acertadamente, tanto seus aspectos negativos quanto os positivos —, utilizando critérios claros, linguagem acessível e respaldo da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
Em seu fluxo de trabalho, o Dr. Rich adota a metodologia dos 3 Ms, representando as iniciais dos verbos que compõem o processo de transformação das preocupações dos responsáveis pelas crianças em atitudes eficazes:
- Modelar: servir de exemplo para as crianças em termos de uso de tela, já que muitos adultos estão viciados nos celulares, permanecendo ausentes para os filhos;
- Mentorar: o uso da tecnologia ao lado dos filhos enquanto eles experimentam; trocar impressões sem julgamento, ensinando e aprendendo;
- Monitorar: olhar com regularidade é importante, mas apenas o fato de ter as senhas dos filhos nas redes sociais, aplicativos e jogos já é algo que altera o comportamento deles nesses ambientes.
O Guia do Midiatra se estrutura em uma formatação simples e aplicável, que vai além da solução simplista e pouco produtiva da limitação do tempo de tela, e joga luz no vínculo, na presença e na educação ativa. Esses fatores são fundamentais para a percepção dos responsáveis, sejam eles familiares ou profissionais, sobre o momento certo em que a tecnologia deve ser considerada um problema e atrapalhando as coisas que são importantes para a saúde e o desenvolvimento das crianças.
A abordagem adotada pelo Dr. Rich nesta obra como referência para se criar adequadamente uma criança saudável na era digital se baseia também em três alvos a serem alcançados, que estão longe de serem estáticos e rígidos, pois estão em constante e, às vezes, intenso movimento: o arco do desenvolvimento humano, do bebê à criança, ao adolescente e ao adulto; a evolução constante do ambiente digital que estimula e desafia o desenvolvimento; e a transformação contínua no comportamento humano conforme usamos os poderosos dispositivos digitais. “Temi que o ecossistema digital evoluísse tão rapidamente a ponto de tornar obsoleta qualquer coisa que eu escrevesse antes mesmo da publicação”, definiu o autor.
A versão brasileira e sua revisão técnica com dados nacionais sobre o uso de telas foi feita por dois grandes especialistas do tema, também conceituados internacionalmente: a Dra. Evelyn Eisenstein, médica e pesquisadora de rastreamento de riscos à saúde de crianças e adolescentes, coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Saúde na Era Digital da SBP; e Dr. Cristiano Nabuco, psicólogo com doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho e pós-Doutorado pelo Departamento de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, e pesquisador de áreas como dependentes em tecnologia e bem-estar digital.
Informações Técnicas
Obra: O Guia do Midiatra – Como Criar Crianças Saudáveis, Inteligentes e Respeitosas em um Mundo Saturado de Telas
Autor: Dr. Michael Rich
Formato: 16X23 cm | Páginas: 440
ISBN: 9786558823247 | Ano: 2025 | Editora: Artmed
Preço de capa: R$ 98,00
Link para compra: Loja Grupo A