Livro: “Aleitamento materno na era moderna – vencendo desafios”
Obra alerta sobre a importância do apoio e reforça o protagonismo
da tríade mãe, bebê e família na amamentação
“Aleitamento materno na era moderna – vencendo desafios” é o mais novo livro da série Atualizações Pediátricas da Sociedade de Pediatria de São Paulo-SPSP, que acaba de ser lançado pela editora Atheneu, em colaboração de 33 profissionais envolvidos no projeto, tendo como coordenador o Dr. Dr. Yechiel Moises Chencinski, do Departamento de Aleitamento Materno da referida entidade.
Ao todo são 34 capítulos, em um total de 344 páginas, abordando temas atuais e que se tornam cada vez mais frequentes na prática pediátrica. A obra conta com a colaboração da médica pediatra e fundadora do Instituto Ery, Honorina de Almeida (Dra. Nina), em três capítulos: “Lactação adotiva”, “Novas estruturas familiares” e “Depressão Pós-Parto” que acomete uma em cada quatro parturientes. “Por isso, é urgente e necessário abordarmos este tema com os profissionais que estão envolvidos direta e indiretamente na assistência às mulheres/aleitamento materno”, reforça Dra. Nina.
Escrito em parceria com a psicóloga e psicanalista, Denise de Sousa Feliciano, e com a psiquiatra Arianne Angelelli, este capítulo apresenta evidências sobre as características que devem ser observadas para reconhecer os sintomas da Depressão Pós-Parto, os aspectos psiquiátricos e blues puerperal, os fatores de risco, diagnóstico e medicações durante a amamentação.
Outro tema que merece destaque é exposto no capítulo sobre as novas estruturas familiares. Nele, a Dra. Nina e o Dr. Yechiel Moises Chencinski, que também é coordenador do projeto, abordam sobre as famílias compostas pela população LGBTQIA+ que, nos últimos anos, alcançaram grande avanço nos seus direitos legais. Os autores levantam alguns questionamentos, entre eles: a classe médica está preparada para atender e acolher essas novas estruturas familiares?
O Capítulo sobre lactação adotiva apresenta os conhecimentos mais recentes que permitem a amamentação de mães que não gestaram, como no caso de adoção ou de famílias de dupla maternidade.
A edição expõe ainda temas como: “Amamentação nos tempos modernos”, “Janelas de oportunidades para a prática de aleitamento materno com sucesso”, “Desafios da amamentação na Maternidade e após a alta da Maternidade”, “Controvérsias na amamentação”, e muitos outros.
O livro fala ainda sobre a importante correlação das questões nutricionais com as imunológicas, de acordo com as melhores evidências médico-pediátricas.
Ele é voltado para os profissionais da área da saúde, como pediatras e obstetras, enfermeiras, psicólogos, psiquiatras, fonoaudiólogos, e outros profissionais das Ciências da Saúde que se interessam ou se envolvem com o assunto.
Mais informações: