Conheça o maior vilão da saúde: o assunto será amplamente debatido no 23º Congresso de Stress e QVT da ISMA-BR, em Porto Alegre, agora, em junho
Psicóloga Maria Rossi, presidente da ISMA-BR: “O stress está cada vez mais intenso e constante devido à readaptação pós-pandemia”
O ambiente corporativo se transformou em vilão da saúde. A maioria dos brasileiros, 69%, está estressada por causa do trabalho. E a situação já pode ser percebida como uma nova pandemia. O tema vai nortear os debates do 23º Congresso de Stress e QVT da ISMA-BR, que será realizado de 20 a 22 de junho, no Plaza São Rafael, em Porto Alegre.
De acordo com a psicóloga Ana Maria Rossi, presidente do evento,“o stress está cada vez mais intenso e constante devido à readaptação pós-pandemia. Os profissionais ainda estão se readaptando. Alguns precisaram retornar ao trabalho presencial, outros não querem mais fazer isso e outros ainda estão em um esquema híbrido. Por um lado, existe essa preocupação. Por outro, por parte das empresas, cada vez mais, elas buscam funcionários mais produtivos e equilibrados. A própria estrutura de trabalho está causando stress e, com isso, diminuindo a produtividade e levando ao adoecimento”.
Diante da gravidade da situação, esse assunto será amplamente debatido durante o 23º Congresso da ISMA-BR por um dos maiores especialistas em depressão ocupacional da atualidade. Irvin Sam Schonfeld, professor emérito do City College e do Graduate Center da City University of New York, fará a palestra de abertura do evento. Principal autor do livro “Psicologia da Saúde Ocupacional: Trabalho, Stress e Saúde”, Schonfeld desenvolveu o Inventário da Depressão Ocupacional e o Inventário da Ansiedade na Pandemia. Também estudou a sobreposição de burnout-depressão e stress em trabalhadores autônomos e foi entrevistado por publicações como The New York Times, Time Magazine e The Lancet.
O 23º Congresso de Stress da ISMA-BR destacará também cases bem-sucedidos na busca da qualidade de vida no trabalho, como os das empresas Quero-Quero, Tecnicon e Mconf Tecnologia. Temas como o assédio, as novas tecnologias e a saúde dos trabalhadores, e as consequências jurídicas da atuação dos gestores tóxicos também estão em pauta.
O congresso trará ainda um importante alerta sobre a mortalidade e a vitimização policial, mas também irá mostrar como as pessoas podem evitar o stress ocupacional, com um estilo de vida mais saudável, que inclua exercícios físicos, cuidados com a alimentação e com a saúde mental e até sobre o uso da inteligência espiritual.
Com mais de 20 mil inscritos em 22 edições, o Congresso de Stress e QVT da ISMA-BR tem se consolidado como um dos principais palcos de discussões sobre o tema no mundo. Simultaneamente, serão realizados o 25º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, o 15º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública e o 15º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público.
Serviço:
23º Congresso de Stress e QVT da ISMA-BR
Período: 20 a 22 de junho
Local: Plaza São Rafael Hotel, em Porto Alegre
Informações e inscrições: https://eventos.ismabrasil.com.br/