Ginecologia: vanguarda em cirurgia minimamente invasiva
A Ginecologia é uma especialidade médica que mais tem se desenvolvido nas últimas décadas. De acordo com o ginecologista Walter Pace, de Belo Horizonte/MG, tal posicionamento se deve aos avanços das técnicas aplicadas no diagnóstico e tratamento das doenças ginecológicas, como a cirurgia minimamente invasiva, cujo procedimento é realizado através de pequenas incisões, reduzindo o tempo de recuperação da paciente.
Pace é professor, doutor, coordenador geral da Pós-graduação de Ginecologia da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em Belo Horizonte/MG, titular da Academia Mineira de Medicina e um dos precursores no Brasil da cirurgia minimamente invasiva. Inclusive, ele coordena um dos maiores cursos de formação em cirurgia ginecológica minimamente invasiva do país. “Esse ano, vamos realizar um congresso para comemorar os 18 anos desse curso que realizamos com a participação de aluno do Rio Grande do Sul ao Acre, passando por todas as regiões do país”.
Segundo Pace, essa técnica – minimamente invasiva -, vem sendo realizada hoje em substituição à cirurgia tradicional no tratamento de diversas patologias. Como exemplo, ele cita a videolaparoscopia, amplamente utilizada para tratar a endometriose, lesões ovarianas, aderências, gestação ectópica, laqueadura das trompas, histerectomia”. É também indicada para a retirada do útero, em cirurgia vaginal e patologias ligadas a Uroginecologia, utilizando a via vaginal, sem corte externo, portanto, sem cicatriz.
Dr. Walter Pace destaca ainda a vídeo histeroscopia cirúrgica que trata das patologias uterinas.