AtualidadesÚltimas Matérias

Chegada do outono requer imunização e cuidados em todas as fases da vida

Jessica Neves, primeira gestante a ter acesso à vacina Abrysvo pela Rede Mater Dei de Saúde: “estava com 32 semanas, sabia o quanto essa vacina seria importante para a saúde da minha filha e fiz disso uma prioridade na minha gestação.

Foto: arquivo pessoal

O mês de abril começa com um alerta para a população: o cuidado com a atualização do cartão vacinal em todas as fases da vida. O Ministério da Saúde deu início à campanha nacional de vacinação para prevenir a infecção pelo vírus Influenza (gripe) e suas complicações. A Rede Mater Dei de Saúde disponibiliza as vacinas necessárias para um crescimento saudável, desde o nascimento até a terceira idade.

De acordo com a farmacêutica Anna Luiza Morais Santos, coordenadora técnica do Laboratório do Hospital Mater Dei Santo Agostinho, o primeiro passo para estar com a saúde em dia é ficar de olho no cartão vacinal: “começamos a temporada de aplicação da vacina da gripe cepa 2025 para profilaxia da Influenza. Para os idosos, oferecemos também um pacote específico para prevenir doenças respiratórias e Herpes zoster, que podem ser mais graves nessa idade”.

Em abril, os pais estão na expectativa do início da comercialização no Brasil do imunizante Beyfortus (nirsevimabe), que previne casos de bronquiolite em bebês. O imunizante pode ser aplicado em recém-nascidos e lactentes no começo ou durante a primeira temporada do vírus sincicial respiratório (causa mais comum de bronquiolite em crianças) e em crianças de até 24 meses de idade, que permanecem vulneráveis à doença. “A bronquiolite é uma das principais causas de internação de crianças até 2 anos de idade e os casos aumentam no outono por ser uma doença de transmissão respiratória. A previsão é que este imunizante chegue às salas de vacinação em abril e a Rede Mater Dei será um dos primeiros a receber”, esclarece Anna Luiza Morais Santos.

De acordo com a Coordenadora da equipe de Pediatria da Rede Mater Dei de Saúde, Dra. Ana Carolina Rezende Baeta, o imunizante Beyfortus é um anticorpo monoclonal indicado para a prevenção da infecção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em bebês. “Embora ainda não integre o calendário de imunizações infantis do SUS, sua administração é recomendada para todos os bebês que amamentam, sendo fundamental que os pais consultem o pediatra para avaliar a necessidade do uso. Diferentemente das vacinas, que estimulam o organismo a produzir sua própria resposta imunológica, o Beyfortus fornece diretamente os anticorpos necessários para a proteção contra o VSR. O medicamento é administrado em dose única, antes ou durante o período de maior circulação do vírus, conferindo proteção por vários meses”, orienta.

No 2º semestre de 2024, foi lançada a vacina Abrysvo, que deve ser aplicada entre 32 e 36 semanas de gestação e imuniza os bebês contra o VSR ainda na gestação. A farmacêutica Anna Luiza Morais Santos relembra a expectativa e o alívio das gestantes ao serem imunizadas: “a lista de espera antes do lançamento era grande e o interesse pela vacina só aumenta. As futuras mamães estão cada vez mais antenadas às orientações da Sociedade Brasileira de Imunização e preocupadas com a prevenção dos seus bebês ainda na gestação”. 

A biomédica Jéssica Neves (32 anos) foi a primeira gestante a ter acesso à vacina Abrysvo pela Rede Mater Dei de Saúde. Ela se emociona ao lembrar do dia da aplicação: “estava com 32 semanas, sabia o quanto essa vacina seria importante para a saúde da minha filha e fiz disso uma prioridade na minha gestação. Foi a melhor escolha. Ela me trouxe muita tranquilidade. Apesar de seguirmos à risca todas as ações de precaução do recém-nascido nesses primeiros seis meses, sei que a Abrysvo fez e faz total diferença na saúde de Júlia, que já está com cinco meses e não teve nenhum sintoma gripal”.

Além da Abrysvo, o Mater Dei Vacinas oferece dentro do pacote de imunização para gestantes outro imunizante imprescindível para a saúde das mães e seus bebês: a dTpa, que previne difteria, tétano e coqueluche, além de oferecer proteção passiva contra coqueluche para o bebê após a imunização materna durante a gravidez.

Jéssica está na expectativa para a chegada do Beyfortus ao mercado. “Recomendo o novo imunizante, pois sei que ele reduz significativamente o risco de hospitalização e doenças graves causadas pelo VSR. Minha filha, com certeza, será imunizada. Faremos o que for preciso para dar mais tranquilidade a ela”, afirma.

Mater Dei Vacinas | Serviço de Vacinação da Rede Mater Dei – Com serviço de imunização completo, o diferencial do Mater Dei Vacinas é o atendimento dos primeiros dias de vida até a terceira idade, com a opção de pacotes personalizados para recém-nascidos, crianças, adolescentes, adultos e idosos, que trazem a praticidade do acompanhamento e agendamento das doses.

Endereço: Av. Barbacena, 1067, Bairro Santo Agostinho – BH (em frente ao Mater Dei Santo Agostinho)

Para informações sobre vacinas, agendamento domiciliar e avaliação do cartão vacinal, entre em contato pelo WhatsApp: (31) 97150-7542.

 Site: https://materdeivacinas.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo