Especial: Rede Mater Dei – 45 anos de uma rica história

A tradicional Rede Mater Dei completou, recentemente, 45 anos de atividades, com novas unidades em todo o país e uma busca constante por aprimoramento nas diversas áreas da instituição.
O Presidente do Conselho da Rede Mater Dei é o Dr. Henrique Salvador e o Presidente de Honra do Conselho é o Dr. José Salvador. A Diretoria Executiva é composta por José Henrique Dias Salvador, Presidente Executivo da Rede Mater Dei; Felipe Salvador Ligório, Vice-presidente Médico Assistencial; Renata Salvador Grande, Vice-presidente Comercial e de Marketing; Lara Salvador Geo, Diretora de Inovação e Experiência do Paciente, entre outros.
O presidente do Conselho da Rede Mater Dei é o Dr. Henrique Salvador e o presidente de Honra do Conselho é o Dr. José Salvador. A diretoria executiva é composta por José Henrique Dias Salvador, presidente executivo da Rede Mater Dei; Felipe Salvador Ligório, vice-presidente Médico Assistencial; Renata Salvador Grande, vice-presidente Comercial e de Marketing; Lara Salvador Geo, diretora de Inovação e Experiência do Paciente, entre outros.
Em entrevista ao Portal Medicina & Saúde, o presidente executivo da instituição, Dr. José Henrique Salvador, conta um pouco da história do Grupo, filosofia e atenção ao cliente. Confira:
“Desde o início temos trabalhado no intuito de atender da melhor forma as necessidades dos nossos clientes. Desde a nossa fundação, em 1980, e, hoje, já em nossa terceira geração, sempre nos preocupamos com a experiência e do feedback dos nossos pacientes. E uma das nossas principais ferramentas é a Pesquisa de Satisfação do Cliente, sistema este que vem sendo aprimorado ao longo da nossa história”, ressalta o Dr. José Henrique.
Hoje, acrescenta, “temos jornadas digitais para os nossos pacientes. Temos, inclusive, o “Meu Mater Dei”, sistema desenvolvido pela própria entidade, que envolve toda a jornada digital de cada cliente. Através do conceito digital twin, ele tem acesso às suas consultas e exames, podendo, inclusive, fazer marcações de cirurgia e acessar as equipes médicas e grande parte da sua jornada burocrática”.
Neste ano em especial, acrescenta José Henrique Salvador, “lançamos uma grande novidade: a ‘fila virtual’, um aporte de inteligência artificial através do qual o paciente consegue, de casa ou de qualquer outro local onde esteja, fazer check-in nas unidades hospitalares e esperar, na comodidade de onde quiser, para ser atendido num pronto-socorro ou em uma unidade ambulatorial da Rede Mater”.
Outra frente de atenção ao cliente, pontua o Dr. José Henrique Salvador, é o desenvolvimento de produtos para detecção precoce de câncer através de linhas de cuidados, inclusive com o uso da inteligência artificial de suporte ao médico para diagnóstico e encaminhamento do paciente para uma linha de cuidado específica.
Corpo clínico – De acordo com o Dr. José Henrique Salvador, outro foco da Rede Mater Dei é o fortalecimento das relações com o seu corpo clínico. “Em todas as nossas nove unidades, nossa equipe participa da elaboração das estratégias/planejamentos da organização. Entendemos que para ter uma rede de saúde forte, o Mater Dei precisa também ter um corpo clínico forte”.
Operadoras de saúde – Da mesma forma, ressalta o CEO da Rede Mater Dei de Saúde, “procuramos manter uma ótima relação com as operadoras de saúde. Elas são nossas parceiras de uma vida, pois entendemos que o futuro das relações no sistema de saúde suplementar passa por modelos que aproximem as operadoras de saúde dos prestadores de serviços”. Como exemplo, antecipa, “no final de 2028, lançaremos um hospital em São Paulo, que será operado em sociedade com a Bradesco Saúde, através de uma joint venture”.
Outro exemplo da importância de tais parcerias, “é o modelo que criamos em Uberlândia, com a Unimed local, que envolve a prática de uma medicina baseada em indicadores claros de melhoria assistencial que é seguida, inclusive, através do DRG (Grupos de Diagnósticos Relacionados), no qual a operadora encaminha um volume maior de pacientes às unidades do grupo hospitalar, observa.
Cultura organizacional – “Outro destaque é a cultura da Rede Mater Dei, que tem seu pilar em uma empresa familiar, fundada pelo meu pai, José Salvador, que tem como objetivo oferecer sempre um atendimento personalizado, humanizado e diferenciado. Essa cultura se fortaleceu com a segunda geração da família, com os doutores Henrique, Maria Norma e Márcia à frente da organização, cujos valores têm sido perpetuados nesta transição administrativa”.
Através da terceira geração e na integração das unidades, “sentimos esta cultura circulando pelo feedback das pessoas e dos nossos principais indicadores, que demonstram o alto nível de satisfação dos pacientes e dos médicos que atuam nas nossas unidades hospitalares”.
Informações da Rede Mater Dei: https://www.materdei.com.br/unidades