Em FocoÚltimas Matérias

Ética Saúde discute aprimoramento de normatizações com sociedades de especialidades

Registro do encontro

Os representantes das entidades que fazem parte do Conselho Consultivo do Instituto Ética Saúde se reuniram na sede da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular – SBCCV, em São Paulo, em 18 de outubro, com integrantes do Conselho de Administração e equipe técnica do IES. O objetivo do encontro foi debater e aprimorar as normatizações vigentes, além de organizar um planejamento de comunicação para que os sócios das entidades médicas recebam informações claras das regras que estão sendo firmadas dentro do acordo setorial.

“Pretendemos disseminar as informações de forma bastante transparentes para que todos que estejam no Ética Saúde conheçam muito bem os princípios e que possam seguir sem dúvidas”, esclareceu o presidente do Ética Saúde, Gláucio Pegurin Libório. Ele deixou claro, várias vezes durante o encontro, que o IES não representa nenhum setor separadamente e que é composto pela indústria, por distribuidores, auditores em saúde, hospitais e médicos. “Somente unidos iremos deixar à margem aqueles que não corroboram dos nossos valores”, completou.

A reunião foi aberta pelo diretor de Qualidade Assistencial da Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC, Walter Gomes. Estavam presentes representantes da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista – SBHCI, Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT, Sociedade Brasileira de Anestesiologia – SBA, além da SBC e SBCCV.

Os presentes decidiram realizar uma nova reunião em 22 de novembro, previamente ao encontro do Conselho Consultivo, que será na mesma data, e discutir as regras vigentes no IES e demais entidades do setor. As sociedades de especialidades querem redigir um documento, possivelmente uma cartilha, de orientação para ser disponibilizada aos sócios de todas as entidades médicas participantes.

Sobre o Ética Saúde

O Instituto Ética Saúde busca garantir a segurança do paciente e a sustentabilidade do sistema de saúde por meio de uma conduta ética entre os atores em um ambiente de concorrência justa e transparente. Os objetivos consentidos do Instituto Ética Saúde incluem evitar incentivos ilegais ou antiéticos para agentes públicos e privados, prática de atos médicos ilegais ou antiéticos, evasões fiscais, irregularidades regulatórias, concorrência desleal, violação de direitos do consumidor e falsificação.

Este arcabouço é fiscalizado por meio de denúncias anônimas ou identificadas, com apuração justa e realização de um cadastro público positivo, para revelar à sociedade quais empresas atuam efetivamente de forma ética. 

O Canal de Denúncias é o www.eticasaude.com.br ou o 0800-741-0015.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo