Eventos

Hospital das Clínicas-SP promove curso gratuito de capacitação em telemedicina

O Prof. Giovanni Cerri: “A telemedicina avançou e mostra-se indispensável na rotina de profissionais da saúde”

Alinhado com a tendência mundial e crescimento exponencial da telemedicina e com o objetivo de capacitar profissionais na temática saúde digital, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) está promovendo treinamento gratuito para seus colaboradores e residentes, que abordará desde conceito, perspectivas, aplicação da telemedicina até possíveis barreiras e métodos de adaptação.

De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital, entidade representativa dos prestadores de serviço de telessaúde do Brasil, entre 2020 e 2021, mais de 7,5 milhões de atendimentos foram realizados, por mais de 52,2 mil médicos, via telemedicina no Brasil.

Conforme explica o Prof. Dr. Giovanni Cerri, presidente do InovaHC e um dos coordenadores do curso, “A telemedicina se mostra hoje indispensável na rotina de profissionais da saúde, clínicas e hospitais. Nós queremos contribuir para que nossas equipes se sintam seguras com a prática, portanto, entendemos a necessidade de estruturação do curso, que também irá promover a padronização dos atendimentos”. 

O projeto faz parte do Plano de Saúde Digital, uma parceria do Hospital das Clínicas com o governo do Reino Unido, por meio do programa de cooperação Better Health Programme (BHP). Este programa tem o objetivo de desenvolver soluções de saúde digital para aumentar a eficiência e a qualidade do atendimento e acompanhamento de pacientes do HC e, futuramente, possará ser implantado em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS).  

As inscrições para curso, com aulas online, já estão abertas. O treinamento destina-se aos médicos, residentes e equipe multiprofissional (enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas, profissionais da área de qualidade e gerenciamento de dados) do HCFMUSP.

Entidades envolvidas no projeto:

InovaHC – O Núcleo de Inovação Tecnológica – InovaHC – conecta empreendedores e recursos, a fim de gerar soluções de inovação em saúde mais eficientes para gestores, médicos e pacientes. Para isso, atua com três frentes: In.cube (Incubadora de ideias), In.pulse (Aceleradora de negócios) e In.pacte (impacta pessoas por meio do apoio à potencialização e à escalabilidade dos negócios desenvolvidos). Sua proposta geral está de acordo com as leis estadual e federal, que têm como motivação tornar a inovação tecnológica um componente estratégico de economia e desenvolvimento. Para mais informações, visite https://inovahc.hc.fm.usp.br/

HCFMUSP – Vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) é considerado o maior complexo hospitalar da América Latina. Composto por oito institutos e localizado no coração da capital paulista, em uma área de mais de 600 mil m², consolidou-se como referência nacional no tratamento de doenças de alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e também nos campos do ensino, da pesquisa, da assistência e da inovação.

EEP – A Escola de Educação Permanente é o instituto que faz a Gestão do Conhecimento do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Foi criada para centralizar e organizar a transmissão do conhecimento para o público, de forma ética e inovadora, e com alto nível de qualidade. Por ser uma iniciativa do maior complexo hospitalar da América Latina, a EEP engloba as práticas de 8 Institutos do HCFMUSP, do Hospital Auxiliar de Suzano e dos 66 Laboratórios de Investigação Médica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo