EventosÚltimas Matérias

“Os desafios mundiais da cardio-oncologia”: destaque no 42º Congresso de Cardiologia da SOCESP

O tema será apresentado pelo cardiologista clínico, Dan Zlotoff, do Massachusetts General Hospital, convidado internacional do evento. Dan Zlotoff é um pesquisador das características clínicas e fisiopatológicas da miocardite associada a inibidores de checkpoint imunológico, ou seja, as células cancerígenas que usam esses pontos de controle (checkpoint) para evitar serem atacadas pelo sistema imunológico.

Em sua conferência, ele vai “discutir a incidência e o significado clínico da miocardite associada ao inibidor de checkpoint, que está ocorrendo com mais frequência a cada ano devido ao crescente uso de inibidores em cuidados oncológicos. “Vou explicar por que os cardiologistas devem estar preparados para reconhecer e diagnosticar essa condição”, informa o especialista americano, ao destacar que “o campo da cardio-oncologia está se expandindo e novas descobertas estão sendo publicadas mais rapidamente do que nunca”. Segundo ele, encontros como o Congresso da SOCESP são locais valiosos para compartilhar dados recentes com um público mundial e incentivar novas pesquisas e colaborações clínicas”.

O cardiologista do Massachusetts General Hospital, instituição vinculada à Harvard Medical School e terceiro hospital mais antigo dos Estados Unidos, destaca a importância das pessoas retomarem os tratamentos cardiovasculares no pós-Covid, além de não deixarem de lado a prevenção aos fatores de risco para o coração.

“Os cardiologistas têm uma obrigação, particularmente importante, de incentivar seus pacientes a manter estilos de vida saudáveis ​​e a procurar atendimento médico para fins preventivos e de tratamento”, recomendou.

Sobre a importância da imunização, ele defende a vacinação ao dizer que “devemos enfatizar que as vacinas são seguras, eficazes e a melhor maneira de se proteger das graves consequências da infecção por Covid-19”.

O 42º Congresso de Cardiologia da SOCESP acontece a partir do dia 16 a 18 de junho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O evento reunirá dezenas de conferencistas internacionais e nacionais, líderes acadêmicos e com larga experiência clínica.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo