Estante de livrosÚltimas Matérias

Pierre Cabanis propõe nova medicina em meio às revoluções sociais do século XVIII

Clássico iluminista chega ao Brasil em edição inédita pela Editora Unesp

Como reconstruir a medicina quando o próprio mundo está em ruínas? Em meio ao fervor revolucionário da França no final do século XVIII, quando antigas instituições do saber ruíam e uma nova ordem social buscava se erguer, essa era uma pergunta central. Médico, filósofo e legislador, Pierre-Jean-Georges Cabanis enfrentou essa questão de forma corajosa e inovadora em Um olhar sobre as revoluções e a reforma da medicina, obra que ganha agora edição inédita em português pela Editora Unesp.

Combinando ciência e engajamento político, Cabanis traça um diagnóstico impiedoso da medicina do Antigo Regime, ainda atrelada a dogmas e especulações infundadas. Em seu lugar, propõe uma reforma profunda: uma medicina científica, humanista, baseada na observação rigorosa à beira do leito, integrada às ciências naturais e unificada em sua prática — rompendo com a tradicional divisão entre médicos e cirurgiões.

“Acusadas de subversivas, as ideias de Cabanis ressurgiram em meados do século XIX como fonte de inspiração intelectual e influência em três dimensões”, registra o organizador do texto, Naomar de Almeida Filho. “Primeiro, o pensamento cabanisiano contribuiu diretamente para relevantes escolas filosóficas na França e na Alemanha. Em segundo lugar, no âmbito da saúde e da medicina, sua obra fortaleceu a hegemonia de uma perspectiva materialista nas ciências da vida em geral e, em particular, nas ciências da saúde, sobretudo no que se chamava medicina mental. Finalmente, no âmbito da ciência política, o pensamento e a ação institucional de Cabanis inspiraram algumas das mais importantes teorias críticas da sociedade que geraram movimentos políticos revolucionários do ottocento europeu.”

Figura de destaque no Iluminismo francês, o autor foi membro do Instituto da França, médico pessoal de figuras importantes da Revolução e pensador central da medicina moderna. Com sua formação múltipla e atuação transdisciplinar, é considerado um dos precursores da psicologia e das ciências humanas aplicadas à medicina. “Pierre-Jean-Georges Cabanis escreve o livro sem jamais subestimar quem lê”, escreve Denise Coutinho, que traduziu o texto ao lado de Maria Lúcia Cambraia. “Ele nos leva a percorrer cada argumento, cada detalhe do seu luminoso pensamento. Mariana Saad resume em uma frase: ‘Esse médico-filósofo é também um grande escritor’”.

Mais do que um tratado técnico, Um olhar sobre as revoluções e a reforma da medicina delineia o projeto fundador do hospital-escola moderno e da medicina clínica como a conhecemos. Cabanis antecipa o modelo que integra ensino, pesquisa e assistência, e desenha o perfil do novo médico: um cientista social, observador da natureza humana e agente do progresso.

Sobre o autor – Pierre-Jean-Georges Cabanis (1757¬ 1808) foi um proeminente médico, fisiologista e filósofo francês. Figura central do grupo dos Idéologues, atuou diretamente na reforma do ensino médico após a Revolução Francesa. Sua obra, que une análise clínica e reflexão política, foi crucial para o desenvolvimento da medicina científica e das ciências humanas.

Título: Um olhar sobre as revoluções e a reforma da medicina

Autor: Pierre-Jean-Georges Cabanis

Organização: Naomar de Almeida Filho| ISBN: 978-65-5711-286-1

Tradução: Denise Coutinho, Maria Lúcia Cambraia

Número de páginas: 358 | Formato: 13,7 x 21 cm

Preço: R$ 92,00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo