Em FocoÚltimas Matérias

Por que o couro cabeludo coça? Tratamento depende da causa

Dr. Luciano Barsanti : “dermatites, pediculose, estresse… a causa da coceira no couro cabeludo pode ser variada e multifatorial”

            Se o couro cabeludo de uma pessoa coça, existe algum problema. De leve a intenso, o prurido pode ter causas variadas e até multifatoriais, conforme explica o Dr. Luciano Barsanti ao Portal Medicina e Saúde. Ele é presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia e Diretor Médico do Instituto do Cabelo/SP, as principais causas da coceira do couro cabeludo são:

 – Pediculose – especialmente vista em crianças, a pediculose é a presença de parasitas na cabeça, as lêndeas e piolhos. Existem medicamentos específicos para o problema, à venda na farmácia, mas é interessante que os pais consultem um médico e tricologista antes de medicar os pequenos, porque pode existir alguma reação alérgica ou interação com outros medicamentos que a criança faça uso.

 – Dermatite seborreica – É uma inflamação no couro cabeludo, que se manifesta pela presença de caspa. A dermatite seborreica causa coceira e tem tratamento – que é adotado conforme o perfil do paciente e intensidade do problema. Pode incluir desde shampoos e medicamentos de uso tópico até medicamentos por via oral.

 – Dermatite química – É aquela causada a partir de um procedimento químico realizado nos cabelos, como um alisamento, descoloração ou até tintura. Dependendo da extensão do problema e do dano, a coceira será tratada com medicamentos específicos.

 – Estresse – O estresse pode causar coceira frequente e intensa no couro cabeludo. Além de ser necessário realizar um tratamento na raiz do problema – a causa do estresse –, é possível adotar shampoos e medicamentos de uso tópico para o alívio dos sintomas. Mas, o problema só melhora ou desaparece quando o paciente muda seu estilo de vida e consegue amenizar o estresse sofrido no cotidiano.

– Alterações na glândula tireoide – Quem tem problemas na tireoide pode apresentar ressecamento do couro cabeludo, coceira e descamação. Essas pessoas devem realizar, simultaneamente, o tratamento da tireoide, com endocrinologista, e do couro cabeludo, com médico e tricologista.

Conforme ressalta o Dr. Luciano Barsanti, antes de adotar um tratamento, é fundamental que o paciente passe por um diagnóstico correto. “Não adianta utilizar um shampoo para alívio da coceira se o caso for relacionado ao funcionamento da tireoide, por exemplo, porque ele não terá fim. Para cada caso deve haver um diagnóstico e tratamento adequados”, ensina o especialista.

Mais informações sobre o cuidado com os cabelos: Dr. Luciano Barsanti no Instagram (@drlucianobarsanti), onde há várias dicas diárias a respeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo