Santa Casa celebra a alta de irmãos após transplantes de medula bem-sucedidos

Foto: crédito-Max Corrêa
Março foi um mês especial para a Santa Casa de Porto Alegre/RS, principalmente, para os irmãos Simoni e Jair Sulzbach. Os dois tiveram alta com poucos dias de diferença, após a espera por transplantes de medula que foram realizados com sucesso no Hospital Dom Vicente Scherer/Santa Casa de Porto Alegre, uma jornada que começou em junho de 2024, quando Simoni Maria Sulzbach, de 45 anos, foi diagnosticada com leucemia mieloide aguda. Três meses depois, Jair Inácio Sulzbach, de 48 anos, teve recaída do linfoma não Hodgkin após um período de remissão.
Ambos precisavam de um transplante de medula — coincidência que deu forças em um momento difícil e de união para a família. “Os dias são compridos, mas ter meu irmão ali deixou tudo mais leve. Tenho certeza da nossa recuperação. Logo, logo estaremos comemorando juntos”, conta a atendente farmacêutica que, assim como o irmão, mora em Estrela, no Vale do Taquari/RS.
A hematologista Caroline Pellicioli Brun, do Transplante de Medula Óssea da Santa Casa de Porto Alegre, explica que Simoni encontrou um doador compatível na Alemanha, enquanto Jair realizou um transplante autólogo — quando o próprio paciente é seu doador. “Os dois seguiram em avaliação na Santa Casa e, por coincidência, internaram no mesmo período e no mesmo quarto para realizarem cada um o seu transplante”, relata Caroline.
O procedimento ocorreu em fevereiro. A alta hospitalar chegou em março. A experiência de enfrentarem esse processo lado a lado fortaleceu ainda mais os laços familiares. “Incentivo que todos se declarem doadores. Essa atitude salva vidas. Muita alegria e agradecimento a todos”, ressalta Simoni.
Para Jair, a nova chance de vida trouxe uma nova perspectiva. O empresário já projeta a comemoração do aniversário de 49 anos. Conforme observa, “a recuperação vamos celebrar todos os dias. Enxergamos a vida lá fora de um jeito diferente”.