Saúde & NegóciosÚltimas Matérias

Saúde & Negócios

Pesquisa da UFMG desenvolve software que utiliza inteligência artificial para agilizar investigação de violência sexual infantil

O estudo é realizado pela doutoranda Camila Laranjeira, em parceria com o também doutorando João Macedo, ambos do laboratório Pattern Recognition and Earth Observation (Patreo), vinculado ao Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além dos professores Sandra Ávila, do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Jefersson Alex dos Santos, do DCC-UFMG. O software analisa, de forma mais efetiva, materiais compartilhados e visualizados de abuso sexual infantil (CSAM). Hoje, a maioria dos métodos é baseada no hash – identificadores únicos que estão em uma grande base de hashes de arquivos previamente conhecidos e não possibilita, portanto, a detecção de imagens não catalogadas ou que tenham sofrido mínimas modificações) – e na detecção de cor de pele que gera um grande número de falsos positivos. 

O compartilhamento e as visualizações on-line de imagens relativas a abuso infantil (Child Sexual Abuse Material – CSAM) estão crescendo rapidamente. Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) de Minas Gerais, nos últimos dois anos, até março de 2022, ocorreram mais de 5.700 crimes contra a dignidade sexual de crianças de zero a 11 anos e, no mesmo período, mais de 8.700 contra adolescentes (12 a 17 anos). 

Novidades para cirurgia da catarata

A Johnson & Johnson Vision, companhia global em saúde ocular e parte da Johnson & Johnson Medical Devices Companies, participou do Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa (BRASCRS 2022), que aconteceu recentemente em Salvador/Ba, e apresentou novidades para o mercado de cirurgia de catarata, entre elas, o lançamento nacional das lentes intraoculares TECNIS Synergy Toric II. Essas lentes – para correção da presbiopia -, combinam a tecnologia de profundidade de foco estendida e multifocalidade.

A lente Synergy provê amplo alcance de visão contínua com visão para perto (visão contínua 20/32 ou melhor), sem as lacunas visuais observadas em algumas tecnologias multifocais existentes.

Implante de íris artificial

Advance Vision lançou recentemente a Artificialíris, implante ocular fabricado pela alemã HumanOptics, que tem se tornado uma alternativa de tratamento para pacientes com perda total ou parcial da íris, com ótimos resultados na recuperação médica e estética. O implante é reconhecido pela Comunidade Europeia, FDA Food and Drug Administration, dos EUA, e foi liberado pela ANVISA, em 2021.

Edtech cresce no Brasil: para profissionais de saúde

O hub de saúde da +A Educação, que representa cerca de 35% dos negócios da Edtech, tem crescido cerca de 30% ao ano desde 2019. Tal fato aconteceu quando a empresa ampliou seus serviços que antes eram editoriais e focados em educação continuada para plataforma de reforço para estudantes, cursos livres e pós-graduações. Desde então, o hub de conteúdo já capacitou mais de 850 mil alunos, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e demais atuantes do setor.Para, CEO da +A Educação, Celso Kiperman/ “alinhados às demandas do mercado, sobretudo durante a pandemia, aportamos nosso know-how em saúde para oferecer soluções completas e integradas de conteúdo, tecnologia e serviços capazes de contribuir com a capacitação de milhares de estudantes e profissionais”.

Ferramenta da Startup Usecash permite aumentar as vendas

Isto acontece através do engajamento das equipes por meio de campanhas de incentivo. No setor varejo da Usecash, as dificuldades têm sido solucionadas pela Farma Ventures, venture builder focada no setor farmacêutico no Brasil, através de parceria firmada com a startup.

O sistema é um incentivo para obter crescimento nas vendas. Redes de drogarias, fornecedores e indústrias podem criar campanhas, definir metas e engajar as equipes. Já os vendedores podem acompanhar as vendas e projeções de ganho, ou seja, em vez do vendedor receber em um prazo de 30 ou 45 dias (a maneira mais comum no mercado tradicional), a premiação na UseCash é paga toda semana.

Unoeste Guarujá inaugura novo campus

A Unoeste Guaujá/SP (Universidade do Oeste Paulista), muito presente na Baixada Santista, inaugurou recentemente novo campus, com investimento que ultrapassa os R$ 70 milhões. Autoridades públicas de todas as esferas e representantes de entidades participaram da cerimônia com a presença da família dos fundadores da instituição: os professores Agripino de Oliveira Lima (em memória) e Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo