Startup de saúde Tuinda Care cresce 125% no primeiro semestre
O faturamento do startup, distribuidora exclusiva do primeiro kit portátil para exame físico remoto do Brasil, aprovado pela Anvisa, cresceu 125% no primeiro semestre de 2022, na comparação com os seis últimos meses do ano passado. A empresa, que tem como aceleradores os hospitais pediátricos Pequeno Príncipe (PR) e Sabará (SP), referências na área, inicia o segundo semestre próxima de bater a meta do ano.
O crescimento é resultado de uma reestruturação do startup e da diversificação do mercado consumidor, formado, hoje, por médicos, hospitais, operadoras de saúde e integradores da prestação de serviço de saúde.
A Tuinda Care é a distribuidora exclusiva do TytoCare no Brasil, uma solução tecnológica que conecta médico e pacientes para realizar exame físico remoto, permitindo ao médico auscultar o pulmão, coração e abdome do paciente, aferir a temperatura corporal, avaliar ouvido, garganta e lesões de pele através de câmera de alta resolução. Dessa forma, possibilita o diagnóstico seguro de infecções como amigdalite, otite, pneumonia, entre outros.
Para Fábio Mattoso, CEO da empresa, “devices como o TytoCare já são uma realidade em países da Europa, Ásia e Estados Unidos, há anos. A pandemia favoreceu a expansão da telemedicina no Brasil e as empresas e profissionais de saúde, que oferecem este serviço, estão descobrindo que os dispositivos para realização de exames físicos à distância agregam qualidade, agilidade, trazem conforto para o paciente e reduzem custos”.
Vera Cruz Casa de Saúde inicia Pronto-Socorro de Ortopedia
O Vera Cruz Casa de Saúde, em Campinas, iniciou neste mês os atendimentos no Pronto-Socorro de Ortopedia, com um serviço completo de assistência ao paciente, localizado dentro do pronto atendimento da unidade. O serviço, coordenado pelo Dr. José Luís Zabeu, disponível 24 horas por dia, conta com duas salas de atendimento e outra para colocação de gesso, além de toda a estrutura do hospital para realização de exames laboratoriais, e diagnóstico por imagem, contando com raio X, tomografia e ressonância magnética. O hospital oferece atendimento a uma série de convênios médicos, incluindo a Unimed Campinas.
Para Fábio Pereira Fraga, diretor-presidente do Vera Cruz Hospital, o início do serviço é uma conquista para a população de Campinas. “O Vera Cruz Casa de Saúde está situado em uma região altamente povoada, que usa o hospital há décadas. A retomada dos atendimentos com a gestão do Vera Cruz oferece uma equipe médica altamente capacitada para proporcionar à população um acolhimento acolhedor e seguro. E o serviço de ortopedia chega para somar com os demais, já contemplados pelo hospital em seu processo de expansão, a fim de proporcionar um atendimento humanizado e de qualidade a todos os pacientes”
Testes genéticos ampliam horizonte do diagnóstico e tratamento do câncer de pulmão
Na era da oncologia de precisão não basta saber que o paciente, ao ser diagnosticado com tumor maligno no pulmão, tem câncer de uma histologia específica neste órgão. É necessário saber a sua classificação molecular, ou seja, se este tumor é, por exemplo, adenocarcinoma pulmonar, com mutação no gene EGFR. Esta informação, obtida por meio de um teste genético, é essencial para oferecer ao paciente um acompanhamento e tratamento personalizado. É a chamada Oncologia de Precisão, que tem no câncer de pulmão o exemplo mais efetivo de evidências consolidadas, que alteraram a história natural da doença.
Em alusão à campanha Agosto Branco, mês de conscientização sobre o câncer de pulmão, a Igenomix Brasil, laboratório multinacional de biotecnologia, destaca a contribuição do conhecimento em genética para o sucesso terapêutico e potencial aumento da sobrevida de pacientes com neoplasias pulmonares. “Dentre as neoplasias malignas, o câncer de pulmão foi o que mais evoluiu por conta da Oncologia de Precisão. Com a utilização da análise molecular do material genético tumoral é possível identificar quais genes estão envolvidos no desenvolvimento desse tipo de neoplasia.
Daí a importância do painel de genes contemplando a análise de, principalmente, EGFR, KRAS, BRAF, ALK, ROS1, RET, MET, NTRK1, NTRK2 e NTRK3, que permite identificar não apenas as vias moleculares envolvidas no desenvolvimento do câncer, mas, também, o potencial benefício do uso de uma terapia alvo ou tratamento convencional com quimioterapia. “Isso garante a entrega do melhor tratamento para cada grupo de pacientes”, afirma o biólogo molecular Gabriel Macedo, Head de Oncologia de Precisão da Igenomix Brasil”
MEDX Tecnologia: novos recursos
A MEDX é uma scale up no segmento de prontuário eletrônico, com 16 anos de mercado, que vem aumentando os recursos da sua plataforma para médicos e clínicas. A previsão para este ano é dobrar o faturamento de 2021, após crescimento médio de mais de 35% ao ano nos últimos seis anos. O objetivo é quase triplicar o número de usuários da plataforma nos próximos três anos, passando dos atuais 12.000 para 30.000.
Além da solução de telemedicina integrada, a MEDX investe em uma nova vertical de negócios na área de educação médica continuada, com investimento programado para 2022 de R$ 2 milhões, entre pesquisa/desenvolvimento, produção de conteúdo e marketing.
Para o CEO da empresa, Dr. Carlos Lopes, os investimentos vão de encontro ao plano de negócios de oferecer cada vez mais soluções inovadoras na área de tecnologia em saúde.