Estante de livrosÚltimas Matérias

Ultrassonografia Dermatológica: novo livro da Manole

A obra apresenta conceitos e aplicabilidades da ultrassonografia

no diagnóstico e tratamento de doenças de pele e em procedimentos estéticos,

como preenchimentos cutâneos.

A ultrassonografia avançou e os aparelhos que antes conseguiam “ver” apenas dentro dos órgãos evoluíram. Hoje, com resolução mais potente e transdutores acima de 15 megahertz, “enxergam” a pele com perfeição, auxiliando também em diagnósticos, procedimentos e tratamentos dermatológicos. “O uso do ultrassom em Dermatologia é relativamente novo. O primeiro estudo é da década de 1970. Mas, nos últimos 10 anos, houve um avanço muito expressivo dos aparelhos que, com as antigas configurações, não tinham acuidade para as especificidades da pele”, explica Luciana Zattar, radiologista e editora do livro Ultrassonografia Dermatológica, lançamento da Manole.

“A obra traz as aplicabilidades dessa nova modalidade de equipamento. É composta por 18 capítulos e foi organizada como um guia prático, sendo que cada capítulo trata de uma função da ultrassonografia dentro da especialidade”, diz Luciana Zattar.

“O livro fala das aplicações gerais, da avaliação geral da pele e das unhas, das lesões císticas mais comuns (cisto epidérmico, cisto triquilemal etc.), das lesões sólidas (lipoma, pilomatricoma, etc.), de tumores de pele e lesões vasculares e inflamatórias e entra na parte de Cosmiatria e de procedimentos guiados, entre outros temas.” A publicação permite acesso a uma plataforma digital exclusiva, com vídeos de ultrassonografias que auxiliam na assimilação do conteúdo.

O diagnóstico por imagem em Dermatologia pode ser utilizado para avaliação do melhor tratamento a ser seguido, tanto em lesões congênitas como em lesões adquiridas. “O ultrassom diferencia a composição da lesão: se é cística, sólida ou vascular, e sua exata localização na pele”, diz a radiologista. ”Desta forma é possível analisar profundamente lesões que, a olho nu, seriam só abaulamentos ou nódulos inespecíficos”.

Luciana Zattar ressalta ainda que a técnica ajuda muito na identificação dos cânceres de pele. “A ultrassonografia irá apontar se trata se de um câncer mais ou menos agressivo, a espessura e o tamanho do tumor e ajuda no planejamento da cirurgia de retirada, uma vez que o médico terá uma noção mais precisa sobre a área a ser ressecada, bem como na avaliação posterior ao tratamento, monitorando o pós-cirúrgico”. É possível também guiar biópsias e outros procedimentos em Dermatologia.

Estética – Dentro da Cosmiatria existem outras possibilidades para o ultrassom: as imagens conseguem dizer sobre a qualidade, espessura e envelhecimento da pele, o que ajuda no “antes e depois” dos tratamentos com laser, e até dos tratamentos com dermocosméticos, entre outros. Também é possível identificar o tipo, a quantidade e localização de preenchedores e bioestimuladores injetáveis, como ácido hialurônico, além de possíveis complicações associadas.

Da mesma forma, na cirurgia plástica, pacientes que serão submetidos a blefaroplastia, procedimentos liporredutores, bichectomia e rinoplastia, por exemplo, podem ser avaliados antes – para que o cirurgião tenha uma ideia mais precisa sobre os locais de ação, e depois – para constatar resultados.

Sobre os editores – Luciana Zattar possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Concluiu a residência médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem no Hospital Sírio-Libanês – Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa – IEP, entre 2013 e 2016. Fez especialização em Regime de Residência Médica em Radiologia Musculoesquelética no Hospital Sírio-Libanês – Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa – IEP, entre 2016 e 2017. É médica radiologista das equipes de Musculoesquelético e Ultrassonografia e responsável pelo Ultrassom Dermatológico – Pele e Partes Moles do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do Hospital Sírio-Libanês desde 2017.

Giovanni Guido Cerri é professor titular de Radiologia da FMUSP, presidente do Conselho de Inovação e do Instituto de Radiologia do HCFMUSP, além de membro titular da Academia Nacional de Medicina.

Serviço:

Ultrassonografia Dermatológica:

ISBN: 9786555764581

ISBN E-book : 9786555764598

Formato: 20,5 cm x 27,5 cm  | Páginas: 360 páginas

Editora: Manole
Edição: 1ª/2021 | Gênero: Medicina
Preço: Físico R$ 459,00

| E-book R$ 367,20            

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo