Medicina & Saúde JovemÚltimas MatériasVida de Estudante

Vida de Estudante

O que é uma iniciação científica?

Wagner Scalabrini Neto

Aluno do 8º período do curso de Medicina Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais/FCMMG

Após abordar temas como monitorias, ligas acadêmicas, projetos de extensão e outras atividades extracurriculares, venho hoje falar sobre iniciação científica (IC). Os projetos de iniciação científica têm como objetivo incentivar o envolvimento de acadêmicos de graduação em pesquisas científicas. Basicamente consiste de um estudo realizado por discentes e orientadores que visam situar os estudantes no mundo das pesquisas científicas. Tais pesquisas podem ser de menor complexidade, normalmente as elaboradas pelos próprios acadêmicos, ou até mesmo de maior complexidade, geralmente feitas por profissionais que estão trabalhando em mestrado e que buscam voluntários para auxiliar na coleta de dados.

A coleta de dados é parte imprescindível da pesquisa, e pode ser feita de diversas formas, seja por meio de questionários, avaliação de prontuários médicos, avaliação de exames laboratoriais, dentre outras modalidades, lembrando-se sempre de que o paciente deve consentir com a pesquisa, sendo avisado de todos os riscos e benefícios de se participar do estudo, por meio de um termo de consentimento livre e esclarecido.

Mas quais são os benefícios de se realizar uma iniciação científica? Pode-se dizer que as ICs são a porta de entrada dos estudantes no ambiente de pesquisa, o que aumenta a bagagem do acadêmico de conhecimento técnico, tornam mais palpáveis as aplicações dos métodos científicos, da ética médica, sendo até mesmo uma forma de networking com profissionais de renome da área. Além disso, é um modo de aperfeiçoar o currículo, bem como pontuar nos principais processos seletivos de residência médica, aumentando as chances de conseguir uma vaga nesse meio tão concorrido.

Mas afinal, como realizar uma iniciação científica? O processo começa com uma ideia. É necessário pensar em algum tema que será o pilar do estudo. Após isso, é essencial ter um orientador e começar a escrever o projeto. São necessários também alguns documentos que variam de instituição para instituição, bem como o parecer de um comitê de ética, que avaliará a viabilidade da pesquisa.

Resumindo, as ICs são uma ótima forma de entrar no mundo da pesquisa científica, conhecer profissionais da área, agregar conhecimento, bem como aprimorar o currículo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo