Crianças e a dificuldade de lidar com mudanças

Psicóloga Yatif Laniado: “a questão que se coloca é como ajudar nossos filhos a superarem as incertezas, as inseguranças e as dificuldades diante das mudanças inevitáveis da vida?”
Foto: Divulgação
O mês de julho, marcado pelas férias escolares, é só um exemplo de tantos momentos de transição e mudança na vida de nossos filhos, com alteração de rotina, de obrigações e atividades. Das mais triviais às mais complexas, a vida é repleta desses períodos de transição, com muitas crianças tendo dificuldades para lidar com elas.
“Da rotina escolar às férias, da chegada de mais um irmãozinho, da mudança de classe, etapa escolar ou de casa…muitas são as mudanças pela qual nossas crianças passam. Isso, sem deixar de citar o crescimento delas. Porque crescer é mudar, fisicamente, mentalmente, espiritualmente. E diante de cada uma dessas situações, é comum, nós pais, nos perguntarmos ‘como meu filho vai se virar?’, trazendo aos responsáveis por vezes certa dose de angústia”, afirma a psicóloga e hipnoterapeuta Yafit Laniado, de São Paulo/SP, especializada no relacionamento entre pais e filhos.
Yafit destaca que, apesar de algumas crianças lidarem bem com mudanças, assim como acontece com os adultos, há quem se incomode até com pequenas mudanças em suas rotinas. “A questão que se coloca é como ajudar nossos filhos a superarem as incertezas, as inseguranças e as dificuldades diante das mudanças inevitáveis da vida? Vale lembrar que essas crianças já nascem com uma espécie de ‘decodificador de sentimentos’, capaz de ler e replicar o que os pais sentem ou como eles externam o que sentem”.
“Aqui, vale uma metáfora com uma paisagem que muda e se transforma constantemente. Por vezes, temos a sorte de estar de frente para o mar e conseguir admirar aquela imensidão de água, que no horizonte parece encostar no céu. E quanto mais azul o céu, mais azul fica a água. E se o céu fecha de repente e se formam nuvens cinzas e negras, pesadas de chuva, o mar escurece, fica agitado e nervoso. Pois bem, imagine por um momento que os filhos são o mar e os pais o céu que paira sobre eles. O mar não pode evitar o reflexo do céu sobre suas águas, assim como os filhos não podem evitar a influência que seus pais têm sobre eles”, explica Yafit.
A psicóloga ressalta como as crianças percebem o mundo através dos olhos dos pais.
“Elas nos observam e analisam nossas reações e nossas atitudes se transformam num padrão a ser seguido ou, em alguns casos, a ser evitado. Se eu transmito para meus filhos que as mudanças são incômodas, trabalhosas e desafiadoras, esse será o padrão que eles seguirão. Por outro lado, quanto mais tranquila for a minha visão desses momentos de transição e mais confiança eu depositar na capacidade deles, mais preparados meus filhos estarão para lidar com as mudanças naturais da vida”, orienta Yafit, que conclui: “Como pais precisamos estar atentos a esse modelo que somos. Se somos o céu para o mar de nossos filhos, temos que tratar com naturalidade as mudanças. São parte permanente da nossa vida e fundamentais para o nosso desenvolvimento e formação como ser humano.”