Excesso de tarefas de fim de ano pode causar dor e lesões no ombro

Crédito da foto: Divulgação/Freepik
Fim de ano é sinônimo de festas, compras e decorações, e toda essa correria para cumprir todas as tarefas pode, literalmente, pesar nos ombros. Entre carregar sacolas pesadas de presentes e itens para a ceia e pendurar os enfeites natalinos pela casa, quase ninguém percebe o quanto o ombro trabalha para acompanhar tudo isso, até que a dor aparece. A sobrecarga dos movimentos repetitivos, os esforços acima do habitual e até mesmo o simples ato de alcançar objetos em locais altos podem desencadear desconfortos que tiram o brilho desse período tão esperado.
De acordo com o Dr. Marcelo Campos, do Rio de Janeiro/RJ, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC), “o ombro é uma articulação complexa e a combinação de peso excessivo, repetição, postura incorreta e histórico de lesão aumenta bastante o risco”.
Além da dor inicial, uma situação emite sinal de alerta: quando o incômodo começa a limitar o movimento, como vestir uma roupa, erguer o braço ou até dormir de lado. Esse é o momento de atentar-se à questão, pois o corpo está sinalizando que ultrapassou o limite.
Mesmo sentindo incômodo, muitas pessoas seguem com a rotina tentando dar conta de tudo, acreditando que a dor vai passar sozinha quando as festas acabarem. Na prática, isso costuma ter o efeito contrário: insistir no esforço pode prolongar a inflamação e tornar o tratamento mais demorado do que seria se a dor fosse cuidada no início. “Quando o paciente busca ajuda antes da dor se tornar incapacitante, o tratamento é mais simples e o retorno à rotina é muito mais rápido”, salienta.
Festas sem dor – Para prevenir dor e lesões nos ombros durante as tarefas de fim de ano, o Dr. Marcelo Campos lista algumas dicas simples, mas eficazes:
- Ao carregar sacolas de compras ou presentes, procure distribuir o peso em cargas menores e alternar os braços para não sobrecarregar sempre o mesmo ombro.
- Na hora de pendurar enfeites em locais altos, utilize escadas ou bancos firmes, evitando esticar excessivamente os braços ou se apoiar em móveis instáveis.
- Fazer pequenas pausas durante as atividades e alongar ombros, braços e pescoço, antes e depois das tarefas, também ajuda a reduzir a fadiga muscular.
Conforme o presidente da SBCOC ressalta, “cuidar dos ombros vai além de prevenir dor; significa manter a mobilidade e a independência. Pequenos cuidados hoje evitam problemas maiores amanhã. Assim, é possível aproveitar cada momento, inclusive nas festas de fim de ano, com segurança e conforto”.

