Ação em Araras/Go, leva tratamento dermatológico a pacientes com Xeroderma Pigmentoso, cuja condição aumenta o risco de câncer de pele

Foto: Divulgação
A comunidade de Araras, no município de Faina (GO), recebeu mais uma edição da Expedição Recanto das Araras, nos dias 26 e 27 de setembro de 2025, iniciativa que, ao longo de uma década, vem transformando a vida de pessoas com Xeroderma Pigmentoso (XP), condição genética rara que torna a pele extremamente sensível à luz solar e eleva em até mil vezes o risco de câncer de pele.
Promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), em parceria com a La Roche-Posay e com apoio da SAS Brasil, a ação celebrou 10 anos de história com a realização de cirurgias, exames especializados, além de atividades educativas e ambientais. Mais do que uma ação médica, a expedição se consolidou como um movimento contínuo de transformação social, saúde e cidadania.
“É uma situação em que buscamos nos mobilizar ao máximo para ajudar. O que percebemos ao longo desses 10 anos de ação foi uma melhora progressiva na qualidade de vida das pessoas. Hoje, quase não vemos deformidades como víamos antes. A extensão dos tumores diagnosticados e tratados diminuiu significativamente. Sem dúvida, isso é reflexo de uma maior conscientização da população, tanto em relação à fotoproteção quanto à importância de buscar cuidados médicos precoces”, diz Dr. Carlos Barcaui, presidente da SBD que participa da iniciativa há 8 anos.
A ação contou com 13 médicos dermatologistas, foram feitas mais de 160 consultas dermatológicas e mais de 40 cirurgias em apenas dois dias. Além de exames com dermatoscópios digitais, aplicação de terapias tópicas e orientações sobre proteção solar rigorosa — essencial para pacientes com XP.
“Eu descobri o Xeroderma Pigmentoso aos 20 anos, hoje estou com 50. Essa é a segunda vez que venho nessa ação. Vim de Minhas Gerais porque lá não tinha tanto conhecimento do XP, aqui que eu conheci o que é e qual o tratamento. Aqui estou tendo ajuda”, disse Carmen Bortoleto, paciente da ação.
A expedição contou com três centros cirúrgicos montados em uma escola no próprio povoado, consultórios móveis, exames de imagem, além da distribuição de protetores solares da La Roche-Posay (linha Anthelios UVmune KA+ FPS 99), desenvolvidos especialmente para peles sensíveis e com alta proteção contra os raios UVA. A entrega gratuita dos produtos foi realizada em sinergia com as orientações médicas e o trabalho educativo conduzido em parceria com a SAS Brasil.
“Nossa expectativa é que projetos como este sirvam de inspiração para que outras iniciativas privadas aconteçam em comunidades como Araras. Uma forma concreta de transformar vidas e promover mudanças reais na vida dos brasileiros”, diz Matheus Vieira, Gerente de Marketing da La Roche-Posay.
Desde a primeira expedição em 2015, centenas de lesões cancerígenas foram removidas e diversos casos foram diagnosticados precocemente. A ação, que é realizada a cada dois anos, em 2025, contou pela primeira vez com ultrassonografia dermatológica de alta frequência com doppler.