Agenda Medicina & SaúdeÚltimas Matérias

Agenda Medicina & Saúde

Master of Rheumatology do American College of Rheumatology

A Profa. Dra. Eloísa Bonfá, diretora da Faculdade de Medicina da USP – FMUSP, foi agraciada com a mais alta honraria concedida pelo American College of Rheumatology – ACR, o título de Master of Rheumatology. O reconhecimento celebra sua contribuição inestimável para o avanço da Reumatologia por meio de pesquisa, prática clínica, educação e defesa da causa. A cerimônia ocorreu em novembro, em Washington (DC), durante evento promovido pela Associação de Profissionais de Reumatologia (ARP, da sigla em inglês), uma divisão ACR.

A Profa. Dra. Eloísa Silva Dutra de Oliveira Bonfá é reumatologista e a primeira mulher a dirigir a FMUSP. Iniciou sua carreira em pesquisa no Hospital for Special Surgery, afiliado à Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. Ao retornar ao Brasil, desempenhou diversos cargos na gestão acadêmica da Faculdade e no Hospital das Clínicas, incluindo dois mandatos como diretora clínica.

Fundação Dorina Nowill

A Fundação Dorina Nowill para Cegos, localizada em São Paulo/SP, participou, no G20, do encontro de um grupo voltado exclusivamente para questões relacionadas a pessoas com deficiência. A Fundação é uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Há 78 anos se dedica à inclusão social de crianças e de pessoas cegas e com baixa visão.

Hospital Evangélico de BH: projeto “A Família que Adoece”

O Hospital Evangélico de Belo Horizonte (HE) mantém um espaço acolhedor de escuta para as famílias que acompanham parentes e amigos durante o tratamento médico na unidade. Implantado há um ano, o projeto ‘A Família que Adoece’ promove encontros semanais com aqueles que, de forma silenciosa, são peças fundamentais para esse momento decisivo na vida de pessoas queridas.

“Dentro do hospital, o paciente tem quem olhe por ele, mas, geralmente, ninguém sabe a história da família, o que a levou até aquele momento, quais as angústias e problemas que acompanham filhos, pais, companheiros e amigos durante a internação. Temos visto que o compartilhamento das experiências, durante os nossos encontros tem auxiliado muito os acompanhantes, sobretudo aqueles que se internam junto com os doentes, e que a tomada de decisões tem ficado mais leve para eles”, explica a médica clínica do HE há 31 anos e idealizadora do projeto, Jeissy Conceição Andrade de Paula.

Segundo ela, as questões do núcleo familiar, quando não tratadas, interferem no processo de acompanhamento do paciente dentro e fora do hospital, podem gerar traumas ou intensificar outros já existentes, bem como comprometer os relacionamentos. “Nosso objetivo com o projeto ‘A Família que Adoece’ é preservar o núcleo familiar, apesar da doença. Para cuidar de alguém é preciso estar bem, com a autoestima firme para não adoecer junto com o paciente”.

Prêmio Melhores em Gestão Minas Gerais 2024

A Santa Casa BH foi premiada na categoria “Rumo à Excelência”, no primeiro ciclo do Prêmio Melhores em Gestão Minas Gerais (PMG MG), promovido pela União Brasileira para a Qualidade (UBQ). O reconhecimento destaca a trajetória de excelência da instituição no gerenciamento de suas operações e na implementação de boas práticas alinhadas ao Modelo de Excelência da Gestão (MEG), utilizado para avaliar as organizações mineiras candidatas ao prêmio.

Para o provedor da Santa Casa BH, Roberto Otto Augusto de Lima, a classificação foi como um marco para toda a organização. “É o comprometimento e integração de todos os colaboradores com a missão de levar saúde de ponta para todos, seja na assistência à saúde, educação e assistência social. Isso só é possível porque a nossa gestão, nos diferentes níveis, é marcada pelo aprimoramento constante dos processos e pessoas, pela inovação, comprometidos com a eficiência e sustentabilidade, valorização de pessoas e tantos outros atributos que têm nos colocado cada vez mais no caminho da excelência”.

SC Johnson contra a dengue no Amazonas

A SC Johnson lançou dois projetos que levam educação à população amazonense sobre vetores de duas doenças endêmicas na região: o Aedes Aegypti, transmissor da dengue, e o Anopheles, disseminador da malária.

A exposição inédita Aedes e Anopheles: Que mosquitos são esses?, é idealizada pelo Museu da Vida da Fiocruz e está em cartaz por um ano no Bosque da Ciência, em Manaus. Na mostra, o público poderá explorar o complexo universo dos dois mosquitos por meio de recursos tecnológicos e visuais.

A atração, que tem patrocínio da SC Johnson, fabricante global de marcas de consumo doméstico, tem entrada gratuita e classificação livre.

A exposição marca o segundo ano de parceria entre o Museu da Vida da Fiocruz e a SC Johnson, após o patrocínio da “Aedes: Que Mosquito É Esse”, que está em cartaz até janeiro no Castelo da Fiocruz, em Manguinhos, no Rio de Janeiro. 

Biologix no Congresso Brasileiro do Sono

A Biologix, healthtech brasileira especializada em medicina do sono, participa até o dia 7 de dezembro, do Congresso Brasileiro do Sono que ocorre em São Paulo. A empresa marca sua participação com uma série de apresentações técnicas sobre as mais recentes inovações e pesquisas no campo da medicina do sono. Entre os destaques, o Dr. Geraldo Lorenzi Filho, Diretor Médico da Biologix, e o Dr. Pedro Genta, pneumologista e especialista em Medicina do Sono, apresentarão uma palestra conjunta no dia 5 de dezembro, das 9h35m às 10h45m, sobre “Diferentes desfechos de morbimortalidade no tratamento da apneia obstrutiva do sono com CPAP: um estudo de coorte e estudos randomizados”. O trabalho aborda a eficácia do CPAP, um dos tratamentos mais utilizados para apneia obstrutiva do sono, com foco nos desfechos clínicos e de saúde a longo prazo, oferecendo uma análise detalhada dos impactos do tratamento em pacientes.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo