Agenda Medicina & SaúdeÚltimas Matérias

      Agenda Medicina & Saúde

Prevenção da mortalidade em epilepsia

A Associação Brasileira de Epilepsia – ABE, em parceria com a Dra. Aline Pansani, professora da Universidade Federal de Goiás – UFG, e doutora em Neurociência, está ampliando a atuação do grupo Partners Against Mortality of Epilepsy (trad. Parceiros contra a Mortalidade em Epilepsia), o PAME, no Brasil. O objetivo é reforçar o apoio às pessoas com epilepsia e familiares com informações, pesquisas e ações de conscientização para evitar mortes motivadas pela condição neurológica, como suicídio, status epilepticus, acidentes e a morte súbita. Participam, também, dessa parceria, profissionais das áreas médica, científica e de psicologia,

Como o objetivo de atuação em nível nacional, o grupo já conta com especialistas, incluindo neurologistas, neurocientista, epileptologistas, psicóloga, alguns deles com atuação nas áreas acadêmica e de pesquisa em estados como Pará, Goiás, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

A PAME tem como proposta também o desenvolvimento de atividades de educação continuada sobre o tema, incentivo a formação de grupos de apoio, produções, divulgação de pesquisas científicas, levantamento de dados sobre o assunto e elaboração de materiais informativos.  Mais informações: https://epilepsiabrasil.org.br/contato.

Simpósio Internacional Oncologia Americas 2022

As inovações no atendimento multidisciplinar em oncologia, a exemplo da cirurgia robótica e o papel da imunoterapia, estarão em destaque no Simpósio Internacional Oncologia Americas, dia 05 de agosto, no Hotel Windsor Oceânico, na Barra da Tijuca/RJ.

Para o diretor nacional do Oncologia Americas Fernando Meton, “a troca de experiência nessa área se faz necessária, pois o que buscamos é oferecer o que há de mais avançado aos nossos pacientes, a exemplos da cirurgia robótica em diversos tumores e terapias celulares, como o CAR-T CELL, que são as terapias personalizadas para agir em alvos específicos em tratamentos hematológicos”.

Mais informações:  http://simposioamericasoncologia.com.br/ 

Conexa conquista selo de segurança

A Conexa, player de saúde digital da América Latina, acaba de ter seu Sistema de Registro Eletrônico de Saúde (S-RES) aprovado pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) com o selo Nível de Garantia de Segurança 2 (NGS2), da.

A healthtech é a umas das primeiras empresas independentes de telemedicina a receber a certificação, recomendada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em maio deste ano.

O selo NGS2 assegura que a empresa está preparada para prevenir fraudes e golpes cibernéticos em um cenário em que a área da saúde foi a terceira mais atacada no Brasil por ransomware (sequestro de dados), segundo Relatório Anual da Apura Cyber Intelligence.

De acordo com Daniel Vieira, CTO de Conexa, “ser uma das primeiras empresas a receber o selo reforça o compromisso com a segurança e as melhores práticas do mercado. A certificação recebida mostra que estamos alinhados com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), com o compliance do governo e com o CFM, além do comprometimento com a seriedade que é lidar com as informações dos pacientes, nossa prioridade.”

Nova revista da SOCESP

Nos últimos 10 anos, houve um expressivo desenvolvimento no conhecimento da fisiopatologia, do diagnóstico e tratamento das doenças valvares. O novo contexto científico aumentou a necessidade de um melhor entendimento das valvopatias pelos próprios pacientes, da interpretação dos exames diagnósticos e da indicação do momento e tipo de correção valvar. A edição mais recente da Revista da SOCESP – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – trata deste tema e traz o que há de mais atual. Para adquirir a revista:  https://socesp.org.br/revista/

Vytrra Diagnósticos participa de evento em Chicago

A empresa brasileira do mercado de diagnósticos in vitro participa do Annual Scientific Meeting & Clinical Lab Expo (AACC), considerado o principal encontro da indústria de medicina laboratorial do mundo. O evento acontece entre os dias 24 e 28 de julho, em Chicago, nos Estados Unidos.

De acordo com Rubens Freitas, CEO da Vyttra Diagnósticos, a participação na AACC é uma oportunidade relevante de posicionar a companhia diante do mercado internacional como grande provedora de soluções para o diagnóstico in vitro, abrindo a chancela para o estabelecimento de novas parcerias e negócios”

Novo Centro de Saúde em BH

O 39º Centro de Saúde previsto na Parceria Público Privada (PPP) firmada entre a empresa Saúde BH e a Prefeitura de Belo Horizonte passou a funcionar na última quinta-feira, dia 21 de julho, no bairro Serrano, região da Pampulha, na capital mineira. 

A estrutura ampliada, totalmente acessível às pessoas com mobilidade reduzida, conta com equipamentos modernos e ambientes humanizados. Ao todo são 18 consultórios, sendo um odontológico; além de salas de espera, triagem, procedimentos, curativo, coleta, vacina, higienização e multiuso; farmácia; zoonoses; setores administrativos, dentre outros.

                                    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo