CampanhasÚltimas Matérias

Agosto Dourado tem como tema “Proteja a amamentação: uma responsabilidade compartilhada” para debates em 2021

O mês de agosto é conhecido como “Agosto Dourado” por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Celebrada entre os dias 1º e 7 de agosto, o período concentra intensas atividades que buscam promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais de idade.

Em 2021, a Semana Mundial de Aleitamento Materno tem como tema: “Proteja a amamentação: uma responsabilidade compartilhada”. Os objetivos são formados por quatro pilares: informar as pessoas sobre a importância de proteger a amamentação; apoiar a amamentação como uma responsabilidade vital de saúde pública; se articular com indivíduos e organizações para maior impacto; e potencializar ações para proteger o aleitamento materno para melhorar a saúde coletiva.

A enfermeira obstetra e educadora, Cleonice Liboreiro, coordenadora do Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAMA), do Hospital Vila da Serra, e Presidente da Sociedade Mineira de Aleitamento Materno (SOMAM), possui larga experiência no acompanhamento à gestante, e destaca a importância de jogar luz sobre esse tema.  “É importante ressaltar que a amamentação é responsabilidade de todos, e não só da mãe. Esse ato protege a vida humana, então precisamos incentivar que mais mães amamentem, e que elas possam ter o apoio das empresas onde trabalham e da comunidade”. Liboreiro ainda destaca. “É fundamental saber que o leite materno protege o bebê contra várias doenças. E as crianças amamentadas têm um maior vínculo com a mãe, o que ajuda na saúde física e mental”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo