CampanhasÚltimas Matérias

Campanha Saúde Não Se Pesa!: Plataforma atende pacientes com sobrepeso e obesidade

De acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo IBGE e divulgada em outubro de 2020, 60,3% da população adulta do Brasil estão acima do peso, o que corresponde a 96 milhões de pessoas, sendo 62,6% das mulheres e 57,5% dos homens. Diante disso e no atual contexto da pandemia, é ainda mais necessário um esforço para se conscientizar sobre a importância de contar com um profissional de saúde em um tratamento adequado e mais eficaz da obesidade.

Para ampliar o acesso da população a médicos de diversas especialidades, o Grupo Conexa  lançou o portal  de telemedicina via plataforma docpass para atender pacientes com sobrepeso e obesidade, com profissionais treinados por alguns dos maiores especialistas do País.

A campanha Saúde Não Se Pesa, que desde 2016 aborda as causas, consequências e tratamentos para obesidade, apoia a iniciativa e disponibiliza o link do portal de telemedicina em seu website – www.saudenaosepesa.com.br

A Dra. Luana Cazzola, gerente médica do Grupo Conexa, responsável pela coordenação dos médicos do projeto, explica que “a pandemia gerou um aumento significativo nas queixas dos pacientes em relação ao ganho de peso e problemas de saúde mental. Por isso, este projeto veio no momento mais propício”. 

Indivíduos com sobrepeso e obesidade enfrentam uma forma generalizada de estigma social com base na suposição não comprovada, de que seu peso corporal deriva principalmente de uma falta de autodisciplina e responsabilidade pessoal. Tal retrato é inconsistente com as evidências científicas atuais que demonstram que a regulação do peso corporal não está inteiramente sob seu controle. Segundo dados da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO), até 70% das causas da obesidade podem estar relacionadas à genética, história familiar e etnia.  

Dessa forma, a telemedicina pode contribuir para difundir o conhecimento de que a obesidade é uma doença crônica e que o tratamento e o acompanhamento médico devem continuar pelo resto da vida. Nesse sentido, o portal  de telemedicina via plataforma docpass é uma importante ferramenta que facilita o  acesso à saúde integral de qualidade, sem barreiras geográficas, com profissionais treinados e que vão auxiliar os pacientes a perderem peso com segurança e terem mais qualidade de vida.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo