Câncer ginecológico: especialistas nacionais e internacionais debatem, em São Paulo, os novos tratamentos
Dra. Daniele Assad Suzuki: “O Simpósio EVA é uma oportunidade única para os profissionais da saúde se atualizarem com os maiores especialistas em oncoginecologia do país, trocarem experiências e expandirem seus conhecimentos”
Nos dias 2 e 3 de agosto, a cidade de São Paulo irá sediar o 7° Simpósio Nacional EVA de Tumores Ginecológicos, o evento mais aguardado e relevante para profissionais da saúde que atuam na área da oncoginecologia no Brasil. Consolidado como um ponto de encontro essencial para médicos, pesquisadores e demais especialistas interessados nos avanços e desafios no tratamento dos cânceres ginecológicos, o encontro, organizado pelo Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA), acontecerá no Hotel Renaissance e reunirá os principais nomes do país, além de quatro convidados internacionais. Inscrições no link 7° Simpósio EVA .
Entre os principais temas, pesquisa clínica em oncoginecologia, imunoterapia no câncer de endométrio, sequenciamento do tratamento do câncer de ovário avançado e anticorpos conjugados à droga no câncer ginecológico. Haverá também dois workshops sobre “Como organizar, apresentar e publicar estudos” e “Tópicos patológicos do câncer ginecológico”. O objetivo é ressaltar a importância das pesquisas clínicas e suas publicações, bem como proporcionar uma análise detalhada dos fatores patológicos na oncoginecologia. A expectativa é que esses workshops contribuam significativamente para a atualização dos conhecimentos dos profissionais, além de fomentar a discussão sobre as melhores práticas e técnicas emergentes.
Dentre os convidados internacionais estão Brian Slomovitz, gine-oncologista do Mount Sinais Medical Center, que coordenará a sessão especial The Latin American Cooperative Oncology Group (LACOG) e Gynecologic Oncology Group (GOG), e o gineco-oncologista Robert Holloway, do Global Robotics Institute, que, em três diferentes aulas, falará sobre qual é o papel da cirurgia de resgate no câncer de endométrio, a linfadenectomia e atenção aos fatores de risco associados ao diagnóstico incidental de câncer de endométrio e como organizar, estruturar e conduzir pesquisas clínicas.
“Contaremos com palestrantes nacionais e internacionais que são líderes de opinião. Com isso, abordaremos as grandes inovações recentes, como imunoterapia no tratamento do câncer de endométrio e câncer do colo do útero. Além disso, teremos um representante do Ministério da Saúde, que falará sobre a cobertura vacinal contra HPV”, afirma Daniele Assad Suzuki, oncologista clínica do Hospital Sírio Libanês-Brasília, diretora de Ensino do Grupo EVA e membro da Comissão Organizadora do Simpósio.
O Simpósio também terá sessões dedicadas à discussão dos desafios enfrentados na prática clínica diária, incluindo a gestão de efeitos colaterais de tratamentos, a importância do acompanhamento psicológico das pacientes e a necessidade de estratégias multidisciplinares no cuidado oncológico. Será também uma oportunidade única para os profissionais da saúde se atualizarem com os maiores especialistas em Oncoginecologia do país, trocarem experiências e expandirem seus conhecimentos”, afirma Suzuki.
A expectativa é que o evento fortaleça a rede de contatos entre os profissionais e impulsione novas colaborações que possam resultar em melhorias significativas nos cuidados e tratamentos oferecidos às pacientes com câncer ginecológico no Brasil.
O Simpósio é voltado para oncologistas clínicos, radioterapeutas, cirurgiões oncológicos, ginecologistas, residentes em Oncologia, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos e demais profissionais envolvidos no cuidado multidisciplinar a paciente com câncer ginecológico.
Incidência – Os três órgãos do sistema reprodutor feminino mais acometidos por tumores malignos são os de colo do útero, ovário e corpo do útero (endométrio), que somam 32,1 mil novos casos previstos para 2024, o que representa 13,2% de todos os casos de câncer diagnosticados. O mais comum é o de colo do útero, com 17.010 novos casos, seguido por câncer de endométrio (7.840) e de ovário (7.310). O câncer de ovário é o tipo de tumor mais mortal e, frequentemente, descoberto em estágio avançado. Outros dois tipos, câncer de vulva e vagina, também entram nesse grupo, mas para eles não há dados nacionais oficiais de novos casos/ano.
Sobre o Evento:
Data: 2 e 3 de agosto de 2024
Local: Hotel Renaissance – São Paulo
Endereço: Alameda Santos, 2233 – Jardim Paulista
Tema: Avanços e Capacitação em Oncoginecologia
Programação: Programação completa neste link.
Público-alvo: oncologistas clínicos, radioterapeutas, cirurgiões oncológicos, ginecologistas, Residentes em Oncologia, enfermeiros, fisioterapeuta, farmacêuticos e demais profissionais da área da Oncologia.
Link de inscrição: 7° Simpósio EVA