Em FocoÚltimas Matérias

Coluna Vertebral: estrutura essencial do corpo humano

Foto: Divulgação

A coluna vertebral é uma das estruturas mais complexas e essenciais do corpo humano, desempenhando um papel fundamental na sustentação, mobilidade e proteção do sistema nervoso central. Composta por 33 vértebras conectadas por discos intervertebrais, ligamentos e músculos, ela mantém a estabilidade do corpo, funcionando como o eixo central do esqueleto, detalha o médico-cirurgião especializado em coluna, Dr. Luciano Miller, do Hospital Albert Einstein e professor da UNIFESP/São Paulo.

Segundo ele, essa grande estrutura apresenta algumas curiosidades. Saiba quais a seguir:

  • Composição – A coluna vertebral é formada por 33 a 34 vértebras, dependendo da idade, organizadas em cinco regiões: cervical, torácica, lombar, sacral e cócega. Cada uma dessas regiões tem características e funções específicas.
  • Postura – A coluna desempenha um papel essencial na manutenção de uma postura correta, ajudando a distribuir o peso do corpo e evitando sobrecargas.
  • Proteção – A coluna vertebral tem a função vital de proteger a medula espinhal, que é um feixe de nervos que se estende do cérebro até a região lombar. A medula espinhal transmite informações entre o cérebro e o resto do corpo.
  • Dores na Coluna – Segundo a Organização Mundial da Saúde, estima-se que 85% das pessoas enfrentarão dores na coluna em algum momento da vida. Após o primeiro episódio, é comum que o problema se torne recorrente. Os sintomas mais frequentes incluem dor localizada, irradiação para braços e pernas, limitação de movimento e desconforto durante atividades físicas ou momentos de lazer.
  • Cirurgia – É indicada apenas para casos graves, quando tratamentos conservadores, como fisioterapia e ajustes no estilo de vida, não são suficientes para aliviar o problema. Algumas condições que podem exigir cirurgia incluem hérnia de disco (em casos extremos), espondilolistese, estenose espinhal, fraturas vertebrais, deformidades e doenças degenerativas dos discos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo