AtualidadesÚltimas Matérias

Conjuntivite: previna-se!

Foto: Pixabay

Dr. Gustavo Capanema, coordenador do serviço de oftalmologia da Rede Mater Dei: a prevenção é um aspecto essencial no combate à conjuntivite. Hábitos simples, como evitar o contato com pessoas contaminadas e lavar as mãos com frequência, fazem toda a diferença.

O verão, com suas características de maior calor e umidade, cria condições propícias para a disseminação de doenças infecciosas comunitárias, como a conjuntivite. Essa inflamação ocular é transmitida principalmente pelo contato direto com pessoas infectadas ou superfícies contaminadas, e não pelo ar. Por isso, é fundamental redobrar os cuidados durante essa época do ano para minimizar os riscos de contágio.

De acordo com o Dr. Gustavo Capanema, coordenador do serviço de oftalmologia da Rede Mater Dei, de Belo Horizonte/MG, o tratamento da conjuntivite envolve o uso de colírios antibióticos, frequentemente associados a anti-inflamatórios, além de compressas frias com soro fisiológico. Também podem ser utilizados lubrificantes para aliviar os sintomas. No entanto, a prescrição do colírio deve ser feita por um oftalmologista, considerando o quadro clínico do paciente.

A prevenção é um aspecto essencial no combate à conjuntivite. Hábitos simples, como evitar o contato com pessoas contaminadas e lavar as mãos com frequência, fazem toda a diferença. “Com esses cuidados, é possível reduzir bastante o risco de transmissão e promover uma recuperação mais rápida”, conclui o especialista. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo