DestaquesÚltimas Matérias

Diabetes: estudo brasileiro é premiado pela American Heart Association

O trabalho foi conduzido pelo Dr. Rodrigo Noronha, cardiologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Imagem: Pixabay

Um estudo sobre o tratamento de pacientes com diabetes conduzido pelo Dr. Rodrigo Noronha, cardiologista da BP – Beneficência Portuguesa de São Paulo, foi eleito o melhor tema livre do Brasil pela American Heart Association, referência global dedicada às doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais. A pesquisa sugere que um medicamento utilizado no controle da glicemia, a dapaglifozina, contribui também para a redução do risco de arritmias malignas e dos casos de morte súbita em pacientes com diabetes. O resumo dos resultados foi publicado no Circulation, uma das mais relevantes revistas de cardiologia do mundo.

 O risco de morte súbita é até oito vezes maior em pessoas diabéticas, um dado alarmante em um cenário de aproximadamente 20 milhões de brasileiros com a doença, segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). O principal ponto de mudança recomendado pela pesquisa é que os pacientes com maior probabilidade de desenvolver arritmias sejam acompanhados de maneira rigorosa, com especial atenção a essa condição.

 A expectativa é que a pesquisa contribua com a atualização dos protocolos de tratamento do diabetes no Brasil e em outros países.

“Nosso objetivo era investigar e esclarecer os mecanismos pelos quais a dapagliflozina contribui para a proteção da saúde cardiovascular em pessoas com diabetes. Esse prêmio representa não apenas o reconhecimento científico do nosso estudo, mas, principalmente, uma valorização dos benefícios concretos que essa terapia oferece às pessoas que enfrentam, diariamente, os desafios do diabetes e das doenças cardíacas”, explica o autor do estudo Rodrigo Noronha.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo