Estante de livrosÚltimas Matérias

Livro mostra uma nova maneira de estudar cardiologia

Treinamento em Diretrizes – Cardiologia apresenta um modelo inédito de comparação das diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia, da European Society of Cardiology e da American Heart Association, com esclarecimentos importantes para os especialistas.

        No Brasil, as doenças cardiovasculares (DCV) continuam matando mais do que câncer, doenças respiratórias e mortes violentas. Segundo a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – SOCESP, são 400 mil óbitos todos os anos. Por isso, diferentes diretrizes são publicadas frequentemente pelas sociedades médicas, atualizando recomendações para os diagnósticos e tratamentos. As diretrizes são feitas para nortear condutas. No entanto, devem ser adaptadas a diferentes realidades. Justamente por isso, divergem em seu conteúdo.

O novo livro da editora Manole “Treinamento em Diretrizes – Cardiologia”, em sua terceira edição, apresenta um modelo inédito de comparação das diretrizes – a brasileira, a da European Society of Cardiology e a da American Heart Association –, que permite uma análise e um raciocínio crítico por parte dos profissionais da área. A obra oferece uma nova maneira de estudar cardiologia e é leitura fundamental para todo médico clínico que atua junto ao paciente e, também, para aqueles que estudam para concursos e títulos.

O livro traz esclarecimentos importantes, tais como: em quais pontos as diretrizes divergem no tratamento de dislipidemias? Como avaliar de maneira sistematizada pacientes em pré-operatório de cirurgias não cardíacas de acordo com diferentes recomendações? O que dizem as diretrizes em relação ao tratamento medicamentoso em pacientes com síndrome coronária aguda? Qual o manejo direcionado e mais prudente de pacientes com valvopatias? Fibrilação atrial segue as mesmas recomendações no Brasil e no mundo? Como a Europa e os Estados Unidos têm tratado a insuficiência cardíaca comparativamente ao Brasil?

Editores

Alexandre de Matos Soeiro é médico cardiologista assistente e supervisor da Unidade Clínica de Emergência do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor-HCFMUSP) e coordenador da Unidade Cardiológica Intensiva do Hospital BP Mirante. É também Doutor em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Tatiana de Carvalho Andreucci Torres Leal é médica cardiologista assistente da Unidade Clínica de Emergência do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor-HCFMUSP).

Bruno Biselli é médico assistente da Unidade de Insuficiência Cardíaca do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor-HCFMUSP) e médico da Unidade de Insuficiência Cardíaca Avançada do Hospital Sírio-Libanês-SP.

Carlos Vicente Serrano Jr. é professor associado, livre-docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e diretor da Unidade Clínica de Aterosclerose do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP (InCor-HCFMUSP).

Roberto Kalil Filho é professor titular da Disciplina de Cardiologia do Departamento de Cardiopneumologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), diretor da Divisão de Cardiologia Clínica, presidente da Comissão Científica e do Conselho Diretor do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP (InCor-HCFMUSP), além de diretor geral do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês.

Múcio Tavares de Oliveira Jr. é diretor do Centro de Infusão e Hospital Dia do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor-HC-FMUSP).

Serviço:  

Treinamento em Diretrizes Cardiologia 3ª edição

Formato- 15,5 x 22,5 cm

460 páginas

Editora Manole 2021

www.manole.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo