Em FocoÚltimas Matérias

Menarca – o que é isso Doutora?

Dra. Carolina Curci comenta sobre a primeira menstruação/crédito: Imagem de Saranya7 por Pixabay 

A transformação corporal da menina na maioria das vezes é mais visível que a dos meninos. Por volta dos 10 aos 14 anos há grande expectativa que a menina tenha o seu primeiro ciclo menstrual, conhecido como menarca. Assim como tudo há exceções, tem situação em que se pode utilizar de recursos para que não aconteça antes e nem tão depois. É o caso de crianças com nove anos, que começam a apresentar sinais de mudanças do corpo, e os responsáveis e médico, que acompanha o processo, poderão buscar orientações de ginecologista para retardar o processo.

A Dra. Carolina Curci, ginecologista e obstetra de São Paulo/SP, explica que o primeiro passo após a primeira menstruação é procurar o médico para receber as orientações corretas e dar mais tranquilidade para a garota e família. “Parece bobagem, mas ainda no século 21, há casos de famílias desesperadas por essa mudança, e quando ela acontece vem a dúvida: o que fazer, o que falar e como explicar. Particularmente, acho necessário que quando a menina está se aproximando dos seus 10 anos seja feita a marcação de uma consulta com um ginecologista para que seja quebrado todos os tabus e para que ela seja preparada para quando acontecer. Isso não quer dizer que vai ser no próximo mês ou ano, cada caso é um caso”, observa a médica.

Para melhor entendimento, a profissional destaca sinais de identificação e explica sobre o primeiro ciclo: histórico de familiares com hipertensão.

  • É inevitável alterações hormonais que vão resultar no crescimento das mamas. Isso pode ser o desejo delas, que já querem usar o primeiro sutiã.
  • Não é impressão, e, sim, os quadris aumentarão.
  • A parte chata dessa fase é que devido as alterações hormonais, a possibilidade de surgir espinhas pelo rosto é grande.
  • Estar mais sensível nesse momento é muito compreensível e faz parte também das alterações hormonais.
  • Difícil quando não sente dor abdominal na primeira menstruação. Para aliviar, usar uma bolsa de água quente pode ser uma solução. Em caso de dor intensa, um analgésico é permitido. Vale lembrar que a dor é normal, pois o corpo e o organismo estão passando por transformação.
  • Menstruei, e agora, quantos dias viverei isso? É muito relativo, cada menina é única, assim como cada organismo é único, então pode ter uma duração de 3 a 8 dias.

De acordo com a Dra. Carolina Curci, a família tem que estar sempre em alerta com relação ao desenvolvimento infantil. Assim conseguirá perceber quando a menarca estiver próxima. “É muito importante a família ter cumplicidade com a menina. Dessa forma, tudo ficará mais fácil para ser explicado. Importante também acolhê-la nesse momento tão importante, que terá repetições por muitos e muitos anos. Abraços, chocolates e carinho vão ajudar nesses momentos”, ressalta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo