Entre AspasÚltimas Matérias

Novo ano de esperança e de intenso combate ao coronavírus

Luiz Francisco Corrêa – Jornalista / Diretor da Via Comunicação / membro do Conselho Curador da Fundação de Pesquisa e Ensino da Cirurgia – FUPEC / Diretor e Editor do Portal Medicina e Saúde

Estamos começando 2021 com esperança renovada para que o ano novo seja melhor, pois 2020 foi difícil, desgastante, com muitos desafios em todas as áreas. Mas vamos deixar 2020 para trás e aguardar com otimismo e perseverança o ano que começa, também com muitos desafios. Em alguns momentos parece-nos artificial falarmos de otimismo em meio a tanta insegurança e ao percebermos ao nosso lado um mundo com dificuldades diversas e intensas. Porém, temos que nos agarrar as nossas boas energias, a nossa força em enfrentar os momentos difíceis da vida (todos nós, adultos, já passamos por eles) e, com essa mesma força, abrir o coração para um otimismo racional, para pisarmos com mais segurança nos meses de 2021 que nos espreitam.

 Algumas medidas práticas serão fundamentais, nesse tempo de pandemia: usar máscara corretamente, usar álcool em gel nas mãos várias vezes ao dia, evitar levá-las ao rosto, e, evitar aglomerações, ou melhor, eliminar definitivamente as aglomerações. São práticas necessárias no nosso dia a dia para combater a covid 19, divulgadas e ressaltadas frequentemente pelos infectologistas do Brasil e exterior.

Existem outras boas dicas que estão sendo propagadas nas redes sociais que ajudam a combater o vírus.  Algumas delas são os passos sugeridos por Teruo Watanabe, da área de Medicina Integral, que podem ser incorporadas ao nosso dia a dia. Por exemplo:

  • Exposição ao sol: entre 10h e 15h, de setembro a abril, com o máximo do corpo exposto, no mínimo quatro vezes por semana (o ideal é que sejam todos os dias, com o sol brilhando, oito a quinze minutos no máximo). “Quanto mais branca for a pele, menos tempo, quanto mais escura a pele, mais tempo. Isso é importante para a produção da vitamina D 3, que nós – da Medicina Integral, chamamos de hormônio D, o hormônio mais importante do corpo que favorece o aumento da serotonina (hormônio do bem-estar mental, físico e social).  Nessa época de pandemia é muito importante o estado emocional, pensamento positivo, que o sol pode produzir”
  • Ar fresco e ambiente ventilado sempre: acordou de manhã, abra as portas e as janelas; se possível, coloque travesseiros, cobertor, colchão, no sol. Nos ambientes saudáveis, é importante respirar profundamente, puxar ar pelo nariz, segurar um pouco e soltar a respiração pelos menos três vezes ao dia.
  • Tomar água regularmente em torno se seis a oito copos por dia, de preferência água natural.
  • Alimentação natural e saudável: procure evitar alimentos industrializados e refinados. Procure os alimentos maturais.
  • -Dormir cedo e acordar cedo: o ideal é dormir antes das dez horas e acordar antes das seis horas da manhã. Importante para a produção da melatonina e seratonina. Fundamental para recuperação mental e física.
  • -Fé e oração: “Quanto mais fé e oração maiores serão os benefícios.  Em geral, quando as pessoas estão em momentos de riscos, elas lembrar de orar/rezar. Mais isso deve ser feito todo dia”

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo