Obesidade cresce no Brasil e mobiliza especialistas em evento da SBEM-MG

Segundo dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN 2024), do Ministério da Saúde, mais de um terço da população adulta brasileira apresenta obesidade. Para discutir o tema, a SBEM-MG realiza no sábado, 23, em BH, evento sobre o assunto.
Foto: Pixabay
A obesidade é uma questão de saúde pública. No Brasil, mais de 60% da população adulta está acima do peso. Um em cada quatro brasileiros são obesos, de acordo com o IBGE. O impacto é direto: cresce o número de casos de diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e até alguns tipos de câncer associados ao excesso de peso. Para debater soluções e avanços científicos, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia de MG promove, neste sábado (23 de agosto), o evento científico “Obesidade”, parte do Programa de Educação Continuada da entidade. Médicos, pesquisadores e profissionais de saúde se reúnem na Associação Médica de MG (Av. João Pinheiro, 161, Centro – BH), para discutir sobre medicamentos inovadores, lipedema, complicações pós-cirurgia bariátrica, preservação da massa magra e a relação da obesidade com o câncer.
Desafios após a cirurgia bariátrica – De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Brasil é referência mundial em cirurgias bariátricas, com mais de 291 mil procedimentos realizados entre 2020 e 2024, sendo pouco mais de 10% realizados pelo SUS e a maioria particulares ou por meio dos planos de saúde.
Embora eficaz para perda de peso em casos graves de obesidade, a cirurgia bariátrica traz desafios: risco de deficiências nutricionais, necessidade de acompanhamento multiprofissional e possibilidade de reganho de peso. Estudos recentes destacam ainda a importância de suporte psicológico e nutricional contínuo para manutenção dos resultados a longo prazo.
Incidência de câncer após a cirurgia bariátrica – O evento também abordará a relação entre obesidade, cirurgia bariátrica e câncer. Pesquisas indicam que a cirurgia pode reduzir o risco de alguns tipos de câncer, como mama e endométrio, mas levanta discussões sobre impactos metabólicos e a necessidade de vigilância contínua.
Serviço:
Evento: Obesidade – Programa de Educação Continuada SBEM-MG
Data: 23 de agosto de 2025, de 8h às 18h
Local: Associação Médica de Minas Gerais – Av. João Pinheiro, 161, Centro – BH
Público: médicos, pesquisadores e profissionais de saúde interessados no tema
Informações: https://www.sbemmg.org.br.