Rede Mater Dei de Saúde é homenageada na Bienal Mineira do Livro 2025

Dr. José Salvador Silva: “é com muita honra que recebo essa homenagem em nome de todos os que sonharam junto comigo e fizeram a Rede Mater Dei de Saúde se tornar realidade. Em especial, dedico esse momento à minha esposa Norma, que sempre acreditou e lutou ao meu lado. O gosto pela literatura, aprendi com ela.”
Foto: Glenio Campregher
As atenções dos visitantes da Bienal Mineira do Livro se voltaram, no dia 7 de maio, para a homenagem especial realizada pela Câmara Mineira do Livro pelos 45 anos da Rede Mater Dei de Saúde e pela sua contribuição à transformação social, humana e cultural. O reconhecimento também se estendeu ao fundador e Presidente de Honra do Conselho de Administração da rede hospitalar, Dr. José Salvador Silva, cuja trajetória profissional sempre dialogou com a literatura como instrumento de formação intelectual e humanista. O evento reuniu diretores e conselheiros da instituição, família fundadora, amigos e convidados.
Emocionado, Dr. José Salvador Silva lembrou do poder da literatura e do amor pelos livros que passa de geração para geração na família: “é com muita honra que recebo essa homenagem em nome de todos os que sonharam junto comigo e fizeram a Rede Mater Dei de Saúde se tornar realidade. Em especial, dedico esse momento à minha esposa Norma, que sempre acreditou e lutou ao meu lado. O gosto pela literatura, aprendi com ela. Os livros são os nossos companheiros de todas as horas. Estamos na festa do livro e nada melhor do que comemorar aqui os 45 anos de dedicação à saúde e à educação”.
O presidente do Conselho de Administração da Rede Mater Dei de Saúde, Dr. Henrique Salvador, também ressaltou a importância dos livros. “Hoje testemunhamos o poder da transformação na educação de crianças e adolescentes. Estimular o hábito da leitura é abrir para eles uma janela de comunicação com o mundo. Estamos muito emocionados com essa homenagem à nossa instituição, que tem três pilares fundamentais: humanismo, ciência e cultura. Valores também compartilhados pela Câmara Mineira do Livro, que está alinhada à filosofia e à história dos nossos fundadores, Dr. José e Dra. Norma”, explicou.
O CEO da Rede Mater Dei de Saúde, José Henrique Salvador, destacou a grandeza do evento e a responsabilidade em formar as crianças para liderar no futuro. “Receber essa homenagem nos enche de orgulho e nos traz mais responsabilidades. Que alegria presentear os convidados com exemplares da obra Sonhos em Transição, de autoria de Dr. José e Dra. Norma, que conta a história da nossa família e, principalmente, do poder da leitura como elemento de inclusão e união. Meus avôs sempre nos ensinaram pela leitura o propósito, os valores e a cultura da Rede Mater Dei de Saúde”.
O presidente da Câmara Mineira do Livro, Felipe Mayrink, enalteceu o trabalho da rede hospitalar nesses 45 anos. “A história da Rede Mater Dei de Saúde se mistura com as histórias das nossas famílias e também com a trajetória da Câmara. Nada mais justo do que fazer essa homenagem no maior evento literário de Minas Gerais. Precisamos de união e colaboração de todos os atores que valorizam a cultura e a educação. Continuaremos incentivando a leitura e somando forças para levar cidadania para as crianças e adolescentes para que eles se tornem cidadãos plenos”.
A Bienal Mineira do Livro 2025 foi realizada, no Centerminas Expo, em Belo Horizonte, entre os dias 3 e 10 de maio. Esta edição – que teve como tema “Viver é plural. Ler é plural” – prestou também uma homenagem ao escritor João Guimarães Rosa e celebrou a diversidade de vozes, linguagens e experiências no campo da leitura e da escrita.