DestaquesÚltimas Matérias

Responsabilidade Social: Unidade Móvel de Saúde de suporte à pacientes da Covid-19, atende população de Itabira (MG), fruto de acordo da Mercedes Bens, Sociedade Israelita Albert Einstein e parceiros

A pandemia evidenciou o uso de unidades móveis como uma solução rápida e eficaz para os aumentos crescentes na fila de espera por exames, consultas e cirurgias

A nova carreta do projeto Unidades Móveis de Saúde – “#Unindo Forças”, customizada pelo negócio social, Fleximedical, ganha as ruas a fim de oferecer atendimento médico e assistência a comunidades vulneráveis.

O semirreboque, que recebe uma configuração interna especializada com estrutura e equipamentos de saúde, está à disposição da Prefeitura de Itabira/MG, no quadrilátero ferrífero de Minas Gerais, desde o último dia 22 de julho. Essa ação é fruto de um acordo da Mercedes-Benz do Brasil com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, contando com o apoio da Vale e da Secretaria Municipal de Saúde.

“Nosso trabalho em democratizar o acesso à saúde só é possível graças a parcerias como essa. Desde o início da pandemia, as carretas de saúde projetadas pela Fleximedical já possibilitam o atendimento de 6 mil pessoas, em diferentes locais”, aponta Iseli Reis, empreendedora social e CEO do negócio social.

Os atendimentos na cidade de Itabira continuam até completar 90 dias, realizados por profissionais do Einstein e oferecendo gratuitamente diversos serviços gratuitos a pacientes da COVID-19 de baixa complexidade desta microrregião de Minas Gerais.Dez profissionais do Einstein atuam no atendimento aos pacientes na carreta da saúde, entre médicos, biomédicos, enfermeiros e técnicos administrativos e de enfermagem. Uma equipe baseada em São Paulo dá apoio virtual às operações.

Paralelamente a essa iniciativa, médicos intensivistas da instituição oferecem atendimento de Tele UTI a dez leitos em hospitais de Itabira, ampliando a assistência à população.Estão sendo oferecidos exames de tomografia computadorizada, teleatendimento e coleta de exame para teste rápido de antígeno para COVID-19, além de exame de gasometria arterial em apoio aos hospitais locais.A expectativa é que sejam atendidos, em média, 40 pacientes por dia no caminhão da saúde, que está estacionado perto do antigo Corpo de Bombeiros de Itabira, próximo à base do SAMU. O atendimento seguirá a programação definida e coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde. 

Estrutura

A Unidade Móvel de Saúde tem cerca de 15 metros de comprimento e 2,60 metros de largura. Para ampliar o espaço interno e oferecer mais conforto no atendimento aos pacientes, parte da carroçaria é extensível, ganhando espaço na largura e recebendo rampa de acesso. Isso traz mais comodidade e segurança para cadeirantes e para pessoas com dificuldade de locomoção.O espaço interno abriga uma sala de tomografia com paredes blindadas com chumbo para proteção dos pacientes e dos profissionais da saúde, uma sala de comando do exame de tomografia, uma sala técnica, duas salas de teleatendimento medicinal, um laboratório, sala de espera para exames, ambientes multiuso e hall de entrada. Também dispõe de um consultório oftalmológico para futuras ações de saúde nessa carreta.

O tomógrafo instalado é o Aquilion Prime SP, equipamento de última geração e guiado por inteligência artificial, desenvolvido pela Canon Medical, parceira do projeto #Unindo Forças e uma das maiores fornecedoras de tecnologia de ponta para diagnóstico por imagem no País.

Próximo Destino

Após os 90 dias em Itabira, a Unidade Móvel de Saúde será destinada ao atendimento de caminhoneiros nas estradas. Equipes do Einstein darão foco a consultas e exames que buscam promover a saúde dos profissionais do volante, visando especialmente a redução de riscos cardiovasculares. Nessa etapa, a carreta irá circular por pontos de grande concentração de motoristas, como rodovias, portos e postos de combustível e serviços. Em definição, a programação deverá ter início por estados do Sudeste, região com grande movimentação de caminhões no País.  

O projeto #Unindo Forças é uma iniciativa idealizada e gerenciada pela Mercedes-Benz do Brasil, com Carretas de Saúde desenvolvidas pelas Fleximedical e envolvimento de vários parceiros e com apoio do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), via DEG/KfW, que está contribuindo com 4,5 milhões de Euros para a aquisição das Unidades Móveis de Saúde. No total, serão oito carretas percorrendo o País, atendendo em diversas especialidades e ajudando também contra a COVID-19.

“Agradecemos o Einstein, a Vale, a Prefeitura de Itabira e os demais parceiros dessa ação social que busca levar ajuda humanitária a quem precisa, o que é muito importante especialmente nesse momento de pandemia e de combate ao coronavírus”, afirma Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. 

As oito carretas de saúde são projetadas e customizadas pela Fleximedical Soluções em Saúde, com construção da carroceria pela Labor. Essas unidades agilizam a realização de exames e oferecem consultas médicas em áreas como oncologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia, chegando até, em alguns casos, a realizar pequenas cirurgias, prevenindo e tratando outras doenças, como as ações para prevenção do coronavírus, como já ocorre em São Paulo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo